Blog de Medicina

ENADE e Enamed: o que são e quais as diferenças entre as avaliações do MEC?

Publicado em 23/05/2025
por Goya Conteúdo Agência

Médico jovem escrevendo em prancheta sobre a mesa com notebook e materiais de trabalho.

Você está buscando ingressar no ensino superior e quer garantir que a sua escolha seja assertiva? Então é essencial conhecer dois exames fundamentais no cenário educacional: o ENADE, para cursos de modo geral (exceto Licenciatura), e o Enamed, para alunos da Medicina.

Essas duas avaliações aparecem frequentemente nos sites institucionais e nas avaliações do MEC (Ministério da Educação), mas ainda geram dúvidas entre estudantes, principalmente aqueles que ainda não ingressaram no Ensino Superior. 

Vale lembrar que os indicadores do MEC, incluindo o ENADE e o Enamed, são essenciais para que as instituições de nível superior ofereçam cursos de qualidade.

Pensando nisso, o blog do Unifagoc preparou um texto completo para explicar, especificamente, o ENADE e o Enamed, como eles se diferenciam e por que esses exames são tão importantes para quem deseja uma formação de qualidade. 

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o ENADE?

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um exame oficial aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes de cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

Ele faz parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que é o conjunto de mecanismos utilizados pelo MEC para garantir a qualidade do ensino superior no país.

Como nos aponta Barbara Franchesca do Nascimento, Pró-Reitora de Comunicação e Marketing do Unifagoc, “O ENADE não é apenas uma prova, mas um instrumento estratégico para garantir a qualidade da educação superior no Brasil, com impactos diretos sobre a reputação, a avaliação e, até mesmo, a continuidade de cursos”. 

Segundo Marcelo Santos Daibert, Pró-Reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional do Unifagoc, “o ENADE é o principal exame do ciclo SINAES e compõe 20% da nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso). Avalia os conhecimentos dos alunos. […]”.

O que o ENADE avalia?

  • Conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso;
  • Desenvolvimento de competências e habilidades específicas da profissão;
  • Capacidade de análise, interpretação e raciocínio crítico dos estudantes;
  • Resultados que contribuem para os indicadores oficiais do MEC.

Além disso, os resultados do ENADE são públicos e influenciam diretamente outros indicadores como:

  • CPC (Conceito Preliminar de Curso);
  • IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado);
  • IGC (Índice Geral de Cursos).

Saiba mais sobre os indicadores do MEC acessando aqui!

O que é o Enamed?

Com aplicação prevista a partir de 2025, o Enamed é o nome atribuído à nova avaliação aplicada exclusivamente aos cursos de Medicina, com características que o tornam único dentro do sistema avaliativo do MEC.

Devido à reformulação do processo avaliativo, o Enamed passa a ser aplicado anualmente, substituindo o ENADE geral para alunos da Medicina.

A decisão de tornar o exame da Medicina único e anual tem relação com a complexidade da formação médica, o alto investimento público e privado nessa área e a necessidade de monitoramento constante da qualidade dos cursos.

Qual a relação do Enamed com o Enare?

O Enare (Exame Nacional de Residência) é um processo seletivo unificado para ingresso em programas de residência médica. Ele tem ganhado cada vez mais adesão por parte das instituições de saúde, por oferecer mais transparência, equidade e eficiência na seleção de residentes.

Com a nova mudança, a nota do Enamed poderá ser usada como parte do processo seletivo do Enare — especificamente para as especialidades de Acesso Direto, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, entre outras.

O que muda na prática com o Enamed?

A principal mudança é que, com a criação do Enamed:

  • O ENADE não será mais aplicado para a Medicina;
  • O exame Enamed ganha peso prático e imediato para a carreira médica;
  • Estudantes concluintes do curso de Medicina podem optar por usar sua nota do Enamed no Enare, valorizando o exame como um passo concreto rumo à residência.

Qual a importância desses exames na qualidade do ensino?

O ENADE e o Enamed são instrumentos fundamentais para a manutenção e melhoria da qualidade do ensino superior brasileiro.

Eles não apenas medem o desempenho dos estudantes, mas também refletem o compromisso das instituições com a formação dos alunos.

De acordo com Barbara Franchesca do Nascimento: O ENADE é um componente essencial do SINAES e tem como principal objetivo avaliar o rendimento dos estudantes. Ele serve de base para o cálculo de indicadores como o CPC e o IGC, além de ser um critério para regulação e transparência para a sociedade.

Além disso, um bom desempenho no ENADE (ou no Enamed) pode:

  • Garantir credibilidade ao curso e à instituição;
  • Evitar sanções como cortes de vagas ou reavaliações obrigatórias;
  • Ser um diferencial competitivo no mercado;
  • Informar decisões de matrícula de futuros alunos e famílias.

Enamed e os resultados da Medicina UNIFAGOC

No ciclo de avaliação mais recente, o curso de Medicina do UNIFAGOC obteve resultados de excelência:

  • ENADE: Nota 4 (acima da média nacional); 11º Melhor de Minas Gerais entre públicas e particulares e o 3º Melhor de Minas entre cursos particulares;
  • CPC: Nota 5 (nota máxima); 1º Melhor de Minas Gerais e 5º Melhor do Brasil entre públicas e particulares;
  • IDD: Nota 5 (nota máxima); 1º Melhor de Minas Gerais e 5º Melhor do Brasil entre públicas e particulares;
  • IGC da instituição: Nota 4; 1º Melhor Centro Universitário de Minas Gerais e 13º Melhor do Brasil entre públicos e particulares.

Esses números colocam o curso entre os melhores do Brasil, sendo o único de Minas Gerais com conceito máximo em CPC e IDD, e o 5º melhor curso de Medicina do país, segundo o MEC — resultado que apenas seis cursos entre os mais de 300 avaliados alcançaram.

Seja para cursar Medicina ou qualquer outra graduação, observar os indicadores de desempenho é uma forma inteligente de garantir que sua escolha será segura, reconhecida e alinhada com os mais altos padrões de qualidade educacional.

Conheça a Medicina UNIFAGOC

Escolher um curso de Medicina é uma das decisões mais importantes na vida de quem sonha em cuidar de pessoas e transformar a sociedade por meio da saúde, não é mesmo? 

Por isso, é essencial optar por uma instituição que ofereça qualidade comprovada. A Medicina UNIFAGOC se destaca entre as melhores do Brasil em diversos indicadores oficiais do Ministério da Educação. 

A combinação entre qualidade acadêmica, professores altamente qualificados e estrutura de excelência coloca a Medicina UNIFAGOC entre as melhores graduações médicas do país

Entre os mais de 300 cursos de Medicina avaliados no Brasil, apenas seis obtiveram CPC 5 — e o curso da UNIFAGOC é o único fora do Estado de São Paulo a alcançar esse patamar.

Comece sua jornada no curso de Medicina TOP 1 de Minas Gerais e TOP 5 Brasil! Saiba mais sobre a Medicina UNIFAGOC acessando aqui.