Blog de Medicina
O que é o Enamed e como ele avalia os cursos de Medicina no Brasil
Publicado em 26/01/2026
por Blog UNIFAGOC

Cursar Medicina em uma instituição de excelência, com notas máximas nos principais indicadores de desempenho faz toda a diferença não apenas durante a graduação, mas principalmente ao longo da carreira médica. Entre as provas e iniciativas que avaliam a qualidade dos cursos, o Enamed vem se tornando um dos mais importantes.
O Enamed tem como um dos seus principais objetivos estabelecer um padrão nacional de avaliação, por meio da unificação dos critérios de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare) para os cursos de Medicina.
Confira no blog de Medicina UNIFAGOC tudo o que os estudantes precisam saber sobre o Enamed e por que essa avaliação é um importante indicador de qualidade e excelência no ensino médico. Saiba mais!
O que é o Enamed?
Aplicado anualmente a partir de 2025, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).
A primeira aplicação do exame ocorreu em outubro de 2025, com a divulgação dos resultados no dia 5 de dezembro do mesmo ano.
Quais são os objetivos do Enamed?
Segundo o Ministério da Saúde, os principais objetivos do Enamed são:
- Apoio à melhoria dos cursos: fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no país;
- Aprimoramento da seleção para a residência médica: unificar a avaliação do Enade e prova objetiva do Enare, otimizando o acesso à residência médica;
- Fortalecimento do SUS: garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema Único de Saúde;
- Unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.
Quais estudantes devem participar do Enamed?
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, devem participar do Enamed:
- Estudantes de Medicina inscritos no Enade, que indicarão seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Enare;
- Profissionais graduados em Medicina interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare, inscritos no Enamed, no período a ser estabelecido no edital do Exame.
O resultado da avaliação poderá ser utilizado apenas nas especialidades de acesso direto e terá validade de até três anos, conforme estabelecido na Portaria Normativa Inep nº 359/2025.
O Enamed tem taxa de inscrição?
Os participantes do Enamed que desejam utilizar os resultados da avaliação para o Enare precisam pagar a taxa de inscrição.
Já candidatos inscritos do Enade, mas que não pretendem utilizar os resultados para ingressar na residência médica via Enare estão isentos da taxa;
Qual é a estrutura da prova do Enamed?
Durante a aplicação da prova, os estudantes têm cinco horas para responder a um exame composto por 100 questões objetivas de múltipla escolha, com temas das áreas: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia.
Além da prova avaliativa, os candidatos respondem aos seguintes questionários:
- Questionário do estudante: aplicado aos concluintes do curso de Medicina, para coletar informações sobre perfil e contexto formativo.
- Questionário contextual: aplicado aos demais participantes, com objetivo semelhante.
- Questionário de percepção da prova: todos os candidatos preenchem, para avaliar a aplicação da prova e subsidiar melhorias futuras.
Importância do Enamed na avaliação da excelência dos cursos de Medicina
Mesmo sendo um exame recente, o Enamed já se mostra fundamental na avaliação da formação médica no Brasil.
Ele garante que os concluintes do curso de Medicina alcancem padrões básicos de competência profissional previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), servindo como referência de qualidade para as instituições de ensino do país.
Medicina UNIFAGOC tem a melhor nota da Zona da Mata Mineira no Enamed 2025!
Com nota 4 no Enamed 2025, a Escola Médica UNIFAGOC passou a integrar o seleto grupo de instituições avaliadas com os conceitos 4 e 5, tendo sua qualidade e alto desempenho reconhecidos em nível nacional.
No Enamed, o desempenho posiciona a Medicina UNIFAGOC como:
- Top 1 entre as instituições particulares nas regiões da Zona da Mata e Central de Minas Gerais;
- Top 2 entre as instituições particulares de todo o estado.
Além do Enamed, a Medicina UNIFAGOC apresenta excelência comprovada em todas as avaliações do MEC:
- No reconhecimento do curso, teve nota máxima;
- No CPC (Conceito Preliminar de Curso) e no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) é Top 1 de Minas Gerais e Top 5 no Brasil.
No Enamed, mais de 85% dos estudantes e egressos UNIFAGOC avaliados foram classificados como proficientes, o que demonstra a qualidade do ensino, da formação prática e o compromisso da instituição com a excelência acadêmica.
Acesse o site e saiba mais sobre a excelência do curso de Medicina UNIFAGOC!
