Blog de Medicina

Quais são as diferenças entre Centro Universitário, Faculdade e Universidade?

Publicado em 05/06/2025
por Goya Conteúdo Agência
Ensino Superior
Centro Universitário conta com professores com Mestrado e Doutorado e uma abrangência maior de cursos em relação à faculdade

No universo do Ensino Superior, as instituições são classificadas pelo MEC (Ministério da Educação) em três categorias, segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, e o Decreto nº 5.773: Centro Universitário, Universidade e Faculdade.

Apesar de cada uma possuir suas próprias características, muitos acabam interpretando os nomes como sinônimos. No entanto, entender o significado de cada um deles é fundamental na hora de escolher uma instituição de Ensino Superior.

Confira, no texto a seguir, as diferenças entre elas e quais são suas principais características.

Faculdade

A primeira é a Faculdade, sendo o ponto de partida para qualquer instituição de nível superior, tanto públicas quanto privadas. Elas são mais limitadas em termos de abrangência de cursos e possuem menos autonomia pedagógica.

Geralmente, são especializadas e oferecem atividades de ensino em áreas específicas, como Comunicação, Saúde ou Administração, por exemplo. As faculdades precisam de autorização do MEC tanto para incluir quanto para excluir qualquer curso de sua grade.

O corpo docente é formado por professores que tenham, no mínimo, uma pós-graduação, sendo que o foco é a formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Centro Universitário

É o segundo estágio de uma instituição, ficando acima das faculdades e abaixo das universidades na classificação do MEC. A principal diferença é o aumento na variedade de cursos e das áreas de conhecimento.

Outra mudança é a exigência de que, pelo menos, um terço do corpo docente seja composto por professores com mestrado ou doutorado. Além disso, o Centro Universitário tem autonomia para criar, gerenciar e extinguir cursos e programas de Ensino Superior dentro de sua sede.

Essa modalidade é interessante para os estudantes que desejam uma formação mais aprofundada do que a de uma faculdade. O UNIFAGOC, por exemplo, se destaca como o melhor Centro Universitário de Minas Gerais e o 13º melhor do Brasil. Ao todo, MG conta com 33 centros universitários e o país, com 388.

Universidade

A última categoria estabelecida pelo MEC é a de Universidade, sendo caracterizada pela indissociabilidade das atividades de ensino, extensão e pesquisa. Ela também contempla, obrigatoriamente, atividades nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

Assim como um Centro Universitário, a Universidade tem autonomia na condução de seus cursos e programas. Ela também deve contar, obrigatoriamente, com pelo menos quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), além de prestar atendimento à comunidade. O corpo docente é formado por mestres e doutores.

Instituto

Você provavelmente já ouviu falar nos Institutos Federais. Porém, eles possuem atuações diferentes das faculdades, centros universitários e universidades. Enquanto as três primeiras são 100% direcionadas ao Ensino Superior, os institutos englobam outras modalidades, como Ensino Médio, cursos técnicos e até pós-graduação.

Como avaliar uma instituição de Ensino Superior?

Ensino Superior
Escolha da instituição é fundamental para a carreira profissional.

Uma instituição de ensino superior de qualidade oferece muito mais do que um diploma. Ela proporciona uma formação acadêmica consistente, desenvolve habilidades práticas e estimula o pensamento crítico.

Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa e escolher a que melhor se alinha aos seus objetivos profissionais. Uma dica é verificar as avaliações mais recentes do MEC a respeito dela.

Um corpo docente qualificado também é importante, pois contribui com conhecimentos atualizados, boas práticas de mercado e visão estratégica da área de atuação.

Verifique também a infraestrutura oferecida pela instituição. Laboratórios bem equipados, bibliotecas atualizadas, plataformas digitais modernas e suporte ao aluno são sinais de que há investimento na qualidade do ensino e na experiência acadêmica.

Optar por uma instituição de ensino superior de qualidade é um investimento no seu futuro. Antes de tomar essa decisão, pesquise, visite o campus, converse com ex-alunos e avalie todas as possibilidades para garantir a melhor escolha para sua formação.

Estude no melhor Centro Universitário de Minas Gerais!

Escolher uma instituição de qualidade no Ensino Superior faz toda a diferença para o seu futuro profissional. Por isso, se o seu sonho é fazer uma graduação em Minas Gerais, o UNIFAGOC é a melhor opção, sendo considerado o melhor Centro Universitário do Estado.

O curso de Medicina no UNIFAGOC, por exemplo, é o único de MG, entre instituições públicas e particulares, com CPC (Conceito Preliminar de Curso) nota máxima na última avaliação do MEC, divulgada em 11 de abril de 2025, e o quinto no ranking nacional.

São 17 opções de graduação disponíveis. Saiba mais sobre elas aqui.