Ciência da Computação
25 anos Ciência da Computação UNIFAGOC: conheça a história de sucesso do egresso Cristiano Dini
Publicado em 13/06/2025
por Aline Ceolin
Em celebração aos 25 anos do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC, apresentamos a terceira matéria da série especial com 25 histórias inspiradoras de egressos que construíram carreiras de sucesso a partir da graduação. Desta vez, o destaque é Cristiano Dini Antunes, formado em 2006, que transformou a paixão por tecnologia em jornada de conquistas profissionais.
Hoje atua em sua própria empresa, com 15 anos de estrada. Antes disso foi professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), tutor de educação a distância na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e, por um tempo, também foi professor no UNIFAGOC.
COMEÇO PROMISSOR
Natural de Ubá e apaixonado por computadores desde cedo, Cristiano iniciou sua trajetória na área com curso técnico em Processamento de Dados. Após atuar por alguns anos com manutenção de computadores, decidiu aprofundar seus conhecimentos e ingressar no curso de Ciência da Computação do Centro Universitário, ainda como FAGOC.
“Na época, Ubá tinha apenas duas faculdades. Escolhi a FAGOC porque oferecia o bacharelado, que era o que eu buscava”, relembra o egresso.
VIVÊNCIA ACADÊMICA
A vivência acadêmica de Cristiano foi marcada por desafios financeiros, mas também por grandes aprendizados.
“Foi uma experiência muito grande, principalmente por minha condição financeira na época, tive grandes aprendizados junto aos professores, sem falar nos relacionamentos de amigos e profissional que perduram até o dia atual. Um dos meus colegas de sala, que se formou comigo, trabalha comigo há 10 anos. Foi a base para tudo que veio no futuro”, conta o ex-aluno.
DA DOCÊNCIA AO EMPREENDEDORISMO
O primeiro contato profissional veio ainda dentro da Instituição: um contrato de manutenção do parque computacional da FAGOC. Pouco depois, se viu lecionando para cursos como Administração, Contabilidade, Educação Física e Jornalismo na própria faculdade.
A experiência na docência se estendeu à UEMG e à UFV, onde atuou como tutor em Educação a Distância. Mas foi ao fundar sua própria empresa, há 15 anos, que Cristiano consolidou sua carreira.
“Hoje, me dedico integralmente ao meu negócio. E foi graças à base sólida que tive no UNIFAGOC que tudo isso se tornou possível”, afirma Antunes.
DE ALUNO A PARTE DA HISTÓRIA
Fazer parte dos 25 anos do curso tem significado especial para Cristiano.
“É um prazer imenso fazer parte da história de 25 anos do curso de Ciência da Computação. Acompanhei a evolução da FAGOC até se tornar UNIFAGOC e tenho muito orgulho de ter feito parte desse começo”, ressalta o ex-aluno.
PRÓXIMOS PASSOS
Atento às transformações do mercado e da tecnologia, Cristiano sabe que o aprendizado nunca termina.
“O desafio agora é continuar estudando e evoluindo profissionalmente de acordo com o mercado, a tecnologia em geral está dando saltos exponenciais e mudando muito a todo momento, e precisamos nos reinventar de tempos em tempos”, comenta o egresso.
PARA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DA COMPUTAÇÃO
Aos estudantes que ainda estão na graduação, Cristiano deixa dicas valiosas.
“O mercado precisa de profissionais com a cabeça mais aberta, as tendências as vezes são momentâneas e podem passar muito rápido nos deixando desatualizado, abraçar as oportunidades que chegam até eles, as vezes a teimosia em algo pode nos frustrar muito. Muitas tecnologias que disseram ser o futuro, hoje não se usam mais, praticamente descontinuadas. A indústria vem batendo muito forte e coisas que são trabalhosas vão passar a serem rotinas automatizadas”, conclui o ex-aluno.
Cristiano é exemplo da potência do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC em formar profissionais preparados, versáteis e com visão de futuro.
CONHEÇA MAIS HISTÓRIAS:

Escolha transformar sua vida na Ciência da Computação UNIFAGOC.
Confira como foi o UNIFAGOC Game Party 2024:
Conheça o curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC:
Dê o play no vídeo a seguir e veja Tour completo pela infraestrutura do UNIFAGOC: