Ciência da Computação
Alunos da Ciência da Computação UNIFAGOC participam da Maratona SBC de Programação 2024
Publicado em 04/09/2024
por Aline Ceolin
No último sábado, dia 31 de agosto, alunos do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC participaram da 1ª fase da Maratona SBC de Programação 2024, que foi realizada na cidade de Viçosa/MG.
Os acadêmicos, que foram acompanhados pelo professor Joás Weslei Baia, se dividiram em três equipes. São elas:
- ETC, formada pelos alunos João Isaac Guimarães Máximo, Leonardo Oliveira de Castro, Lucas Marangon Maia Teodoro e Matheus Gomes da Silva;
- Dig, composta pelos estudantes Caio Moreira Cancela, Gerson Fernandes Ribeiro, Joao Vitor Firmiano Neto e Juan Pablo Nunes Ferraz;
- UNIDOS DA MESINHA, integrada pelos acadêmicos Felipe Pereira da Silva, João Vitor de Souza, Lorena Prudêncio Ferreira e Marcos Paulo Vimieiro da Silva.
“Os alunos puderam exercitar e aprender sobre o trabalho em equipe, como resolver problemas sob pressão, trabalhar habilidades de raciocínio lógico e técnicas de programação. Eles estão no processo de construção de conhecimentos para obter resultados melhores. Estão no caminho, em curso!”, comenta Joás.
A 1ª fase da Maratona SBC de Programação 2024 foi realizada em 48 sedes distribuídas no Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil. Ao todo, participaram 880 times de 226 escolas. A competição ocorreu simultaneamente na Bolívia, com 292 times, no México, com 541 times e na América Central, com 80 times.
MARATONA SBC DE PROGRAMAÇÃO
Em atividade desde o ano de 1996, a Maratona de Programação é evento da Sociedade Brasileira de Computação, que teve origem das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do mesmo.
O evento proporciona aos participantes desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade, além da habilidade de solucionar problemas sob pressão e desenvolver novas soluções para problemas pertinentes ao software. Além disso, os egressos de maratonas de programação têm sido valorizados por grandes empresas de alta tecnologia.
Durante cinco horas os times de estudantes tentam resolver o maior número possível dos dez ou mais problemas entregues no início da competição, tendo a disposição um computador e material impresso como manuais, livros e listagens.