Ciência da Computação
Arena PJ: projeto de alunos da Ciência da Computação revoluciona divulgação dos resultados dos Jogos Universitários UNIFAGOC 2025
Publicado em 27/05/2025
por Aline Ceolin
Desenvolvido por estudantes do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC, o Arena PJ é um sistema digital criado para divulgar em tempo real resultados de jogos, como os Jogos Universitários do UNIFAGOC (JUF).
A iniciativa surgiu ainda no segundo período do curso, durante a disciplina de Projeto Integrador de Extensão II, e foi aplicada com sucesso na edição mais recente do evento, tornando-se marco de inovação e protagonismo estudantil na Instituição.
INÍCIO PROMISSOR
A ideia do projeto partiu do estudante Marco Antônio Lopes Ribeiro, atualmente no 3º período. O acadêmico identificou a ausência de plataforma digital para centralizar as informações dos jogos e, junto a colegas de turma, transformou a proposta em realidade.
“A ideia do Arena PJ surgiu da observação de como os JUF poderiam se beneficiar de plataforma digital para organizar e divulgar informações. Pensamos em como poderíamos facilitar a vida dos organizadores e dos participantes ao centralizar dados como resultados, classificações e rankings. Essa visão foi o ponto de partida do nosso Projeto Integrador II, e a oportunidade de colocá-lo em prática no próprio JUF, nos motivou a transformar a ideia em sistema funcional e real”, afirma Marco.
Além de Marco, compõem a equipe os alunos Gustavo Resende Viana, Igor Bicalho, Ygor Kenedy, Davi Moreira Zanini, Matheus, Gabriel Cardoso e o professor supervisor Eduardo Luiz Feliciano Junior. Todos atuaram em diversas frentes do desenvolvimento, da modelagem à execução.
“Foi extremamente gratificante ver o comprometimento dos nossos alunos. Ver o sistema em operação sendo utilizado em tempo real para registrar os resultados das partidas, gerar classificação e tornar o chaveamento do JUF mais organizado ‘foi lindo’. Também foi de extrema felicidade obter a aceitação do projeto por parte dos organizadores dos JUF e ter feedback positivo por conta dos atletas e participantes durante os jogos, o que demonstra a relevância do projeto que trouxe mais transparência aos jogos”, afirma Eduardo.
APLICAÇÃO PRÁTICA DESDE O INÍCIO DO CURSO
A diretora do curso de Ciência da Computação, Ana Amélia Pereira, destaca como o projeto nasceu alinhado aos objetivos pedagógicos.
“Trata-se de um projeto que não só aplica os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, mas também estimula os alunos a buscarem os saberes necessários para sua concretização. Dessa forma, os discentes têm a oportunidade de vivenciar a prática profissional já nos primeiros períodos do curso“, explica a diretora.
Ana Amélia também reforça o impacto da aplicação prática do Arena PJ.
“É inspirador testemunhar o crescimento técnico e pessoal desses meninos por meio dessa iniciativa. Momentos como esse evidenciam como ensino de qualidade, aliado à prática, pode transformar vidas e impulsionar carreiras. É com orgulho que parabenizo a equipe pelo excelente trabalho desenvolvido. Tenho certeza de que continuarão a trilhar esse caminho de sucesso, contribuindo com esse e outros projetos inovadores”, destaca Ana.
DESENVOLVIMENTO TÉCNICO
Sob supervisão do professor Eduardo, os alunos seguiram metodologias ágeis e práticas de engenharia de software.
“O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa, com foco em metodologias ágeis e práticas de engenharia de software. Os alunos participaram ativamente do planejamento, desde a fase de levantamento de requisitos até a implementação final, modelagem, testes e operação do sistema. A minha orientação como professor baseou-se no acompanhamento técnico e na mediação de decisões, sempre incentivando a autonomia de nossos alunos“, comenta o docente.
Um dos maiores desafios enfrentados, segundo o professor, foi garantir a estabilidade do sistema em tempo real durante o evento.
“Foi necessário lidar com ajustes de última hora, como alterações no chaveamento e na programação das partidas. Os alunos enfrentaram esses imprevistos com abordagem prática, natural, e com constante comunicação com a organização dos JUF”, relata Eduardo.
EMOÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Para Davi, a experiência foi transformadora.
“Foi uma experiência incrível participar de projeto que auxiliaria de alguma forma evento de tão grande importância no campus! Foi extremamente divertido ajudar na construção desse site com meus parceiros ao meu lado. Além dos ensinamentos com o professor Eduardo a respeito da nossa área, aprendi também sobre trabalho em equipe, como comunicação é importante para o avanço de projeto e também sobre lidar com pessoas fora do seu ciclo”, ressalta o aluno.
O que mais marcou Davi na experiência de acompanhar a cobertura em tempo real dos JUF foi conseguir enxergar de perto os esportes e ver a emoção e experiência de estar tão próximo dos atletas participantes, sentindo realmente a emoção de estar dentro das quadras.
“Com certeza essa vivência influenciou meus planos para o futuro profissional. A partir dessa experiência consegui perceber que estar dentro desse mundo é realmente o que quero e espero para meu futuro profissional”, afirma Davi.
RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL
A pró-reitora de Comunicação e Marketing do UNIFAGOC, Barbara Franchesca do Nascimento, conheceu o projeto ainda na fase de protótipo e foi a responsável por viabilizar sua aplicação nos JUF.
“Eles apresentaram um protótipo que ia de encontro justamente como solução para resolver uma dor que nós tínhamos dentro do JUF. Fizemos o convite para que desenvolvessem e adaptassem a ideia para a realidade do evento, e eles aceitaram prontamente o desafio“, conta a pró-reitora.
Barbara também enxerga potencial para que o projeto avance ainda mais.
“Está começando como um site, mas tenho certeza de que, conforme avançarem na evolução do conhecimento, vamos conseguir desenvolver um aplicativo, evoluir com funcionalidades como votação popular, e quem sabe até comercializar para o mercado esportivo. Só tenho a agradecer e parabenizar os alunos por abraçarem todas as nossas sugestões. Vejo esse sucesso como a concretização da missão institucional, de realmente formar alunos que possam resolver problemas da sociedade, do mercado de trabalho e eles estão começando já fazendo isso dentro de casa“, ressalta Barbara.
FUTURO PROMISSOR
Com tecnologias como Node.js, PHP, MySQL, HTML, CSS e JavaScript, o Arena PJ foi projetado para ser responsivo e fácil de acessar via QR Code durante os jogos. Agora, os estudantes planejam expandir a plataforma.
“Nossa ideia é tornar o Arena PJ plataforma mais completa, com funcionalidades adicionais como: login de times, painéis administrativos, estatísticas de desempenho e suporte a múltiplos eventos. Queremos também explorar a integração com APIs e possibilitar a utilização do sistema em outros campeonatos esportivos, tanto dentro quanto fora do ambiente acadêmico. A meta é transformar o Arena PJ em solução de referência para a gestão de torneios esportivos“, projeta Marco.
O sucesso do Arena PJ nos Jogos Universitários é exemplo concreto da missão do UNIFAGOC: formar profissionais capazes de transformar realidades com conhecimento, inovação e iniciativa.
“O projeto Arena PJ mostra, de forma concreta, que o que é aprendido no Curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC vai além da sala de aula. Executamos exemplo prático mostrando como o conhecimento adquirido pode resolver problemas reais. Essa ponte entre teoria e prática é essencial para a formação de nossos alunos, que se tornarão profissionais capazes de pensar criticamente e atuar com eficiência no mercado de trabalho”, destaca o professor.
O Arena PJ é apenas o começo e é a prova concreta de que, quando alunos, professores e gestores caminham juntos, é possível transformar ideias em soluções reais, com impacto direto na comunidade acadêmica.
“Projetos de extensão como o Arena PJ proporcionam aos alunos vivências semelhantes às do ambiente profissional. Cumprimento de prazos, entrega de soluções, trabalho em equipe, comunicação com clientes e tomada de decisões técnicas são alguns exemplos distintos. Além disso, nossos alunos desenvolvem durante os projetos de extensão, competências importantes, como responsabilidade, liderança e resiliência, habilidades essenciais para atuar no mercado de trabalho”, conclui o professor Eduardo
Ao unir teoria e prática desde os primeiros períodos do curso, o UNIFAGOC reafirma seu compromisso com formação inovadora, empreendedora e conectada às demandas do mundo real. E se depender da dedicação dos estudantes e do apoio institucional, o Arena PJ ainda tem muitos jogos pela frente — dentro e fora das quadras.