Ciência da Computação
De geração para geração: egressa da Computação UNIFAGOC compartilha o orgulho de ver o filho seguindo a mesma trajetória acadêmica
Publicado em 02/12/2024
por unifagoc
Quando Elaine Urgal decidiu estudar Ciência da Computação, ela escolheu a melhor instituição de ensino da região. Ela se formou no UNIFAGOC em 2010 e hoje atua no ramo de desenvolvimento de softwares gerenciais na própria empresa de tecnologia, a Sommar Soluções.
Ela destaca que foi graças à instituição que ela conseguiu se consolidar como profissional na área de tecnologia da informação, além de todo o crescimento pessoal e profissional que ela vivenciou na instituição.
VIVÊNCIA ACADÊMICA
Elaine passou um período trabalhando e fazendo cursos técnicos até decidir cursar Ciência da Computação no UNIFAGOC. Quando ingressou na graduação, o tempo longe do Ensino Médio e o ambiente majoritariamente masculino pareceram um cenário intimidador, mas ela logo se adaptou ao curso e fez amizades no curso.
“No início foi um pouco intimidador, pois a maioria dos colegas eram jovens recém-formados do Ensino Médio e com poucas meninas. Meu pensamento nas primeiras semanas era: “vou ser massacrada por esses garotos, todo mundo com as matérias frescas na cabeça”. Mas com o decorrer dos meses vi que meu pensamento estava equivocado. A adaptação foi tranquila, tive professores excelentes e fiz ótimas amizades”, recorda o início da graduação.
MERCADO DE TRABALHO
A entrada no mercado de trabalho foi mais fácil do que o esperado, pois Elaine já trabalhava na área antes mesmo de começar a graduação.
“Após concluir o Ensino Médio, não fui para a faculdade de imediato, tive um intervalo que passei trabalhando e fazendo cursos técnicos, nos quais tive meus primeiros contatos com a computação e vi que essa era a área que gostaria de seguir”, diz Elaine.
Hoje, proprietária da Sommar Soluções, ela conta como a graduação mudou completamente a sua visão sobre o mercado de trabalho.
“Me formar foi uma vitória, uma realização pessoal! Me lembro como se fosse hoje do olhar da minha mãe e do sorriso do meu marido do dia da colação de grau. Além da bagagem de conhecimento e a graduação em si, ao terminar o curso, minha visão de vida e de mercado eram totalmente diferentes”, conta.
Elaine vê as mudanças da área de forma muito positiva, já que aumentam a demanda de profissionais e proporcionam inovação para a área.
“Sempre falo que computação é uma área que não tem tédio nem comodismo, temos que estar sempre estudando e nos atualizando para acompanhar e evoluir. A cada nova tecnologia que surge automaticamente aumenta a demanda de profissionais para atuar na área, e cabe a nós profissionais da computação fazer com que essas mudanças e inovações tragam melhorias e benefícios para a sociedade”, destaca.
MUDANÇAS NO CURSO
Nos quase 15 anos desde que Elaine se graduou, o curso e o mercado da Computação mudaram muito. Para ela, essas mudanças são muito positivas, e o UNIFAGOC conseguiu acompanhar a demanda e proporcionar um ensino de excelência e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.
“Hoje em dia o curso se tornou ainda mais atrativo e promissor. Os alunos que optarem pelo curso vão encontrar uma estrutura ainda melhor, com flexibilidade de estudos, grade de ensino modernizada e ainda podendo explorar toda facilidade e acessibilidade de novos recursos da atualidade. Quando visito o campus, dá vontade de voltar a estudar”, comenta.
DE MÃE PARA FILHO
O talento na área da computação atravessou gerações. Elaine fala com orgulho do filho Nicolas, que é aluno do curso de Ciência da Computação UNIFAGOC. Hoje ele trabalha com a mãe na Sommar Soluções e quer aperfeiçoar seus conhecimentos para desenvolver softwares cada vez mais funcionais para as empresas.
“Apesar de nunca ter imposto a profissão pra ele e ter dado total liberdade de escolha, fiquei feliz quando ele escolheu cursar e atualmente ele trabalha conosco na Sommar Soluções”, conta Elaine.
Nicolas conta que, sem a influência da mãe, não teria descoberto o curso e se interessado pela área, mas diz que tenta realizar os projetos sozinho.
DICAS
Com tanta experiência de mercado, Elaine incentiva a todos os interessados na área da informática a entrarem no curso de Ciência da computação, e compartilha um conselho importante.
“Tempo é um bem valioso que cada vez mais vem se tornando escasso em nossas rotinas. Dito isso, aconselho aproveitar cada momento, usufruir ao máximo de todo o conhecimento e experiências acadêmicas oferecidas durante o curso. Será um período que vai exigir dedicação e que talvez tenha que abrir mão de algumas coisas, e vai se perguntar se realmente vale a pena, mas com certeza valerá”, aconselha.
E Nicolas acrescenta, destacando as habilidades principais para desenvolver ao longo do curso.
“Para todo aluno de ciência da computação são necessárias duas habilidades, que são a capacidade de pesquisar os conhecimentos necessários e a comunicação em inglês, pois a maior parte do conhecimento está nessa língua. Essas duas habilidades facilitam muito o curso” comenta.