Ciência da Computação

História de sucesso: egresso de Ciência da Computação UNIFAGOC fala sobre sua vivência acadêmica, profissional e dá dicas aos acadêmicos

Publicado em 11/07/2024
por Aline Ceolin

 

 

O egresso do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC Rhalf Souza de Oliveira formou-se em 2021 e atualmente trabalha como Web Developer para a Smiles – Gol Linhas Aéreas, onde atua com as tecnologias do ecossistema do React e Javascript.

 

Rhalf conta que seu amor por tecnologia surgiu quando ganhou o primeiro computador ainda criança, após pedir tanto ao seu pai e que durante sua infância passou diversos problemas com o aparelho e isso o fez ser mais curioso para conseguir resolver as dificuldades que aconteciam com a máquina.

 

Lembro que amava assistir filmes ligados a computação, o que intensificou essa paixão por eletrônicos. Escolhi o UNIFAGOC por feedback de amigos que já estudaram, sempre me descreveram como uma Instituição de ensino de qualidade”, relata o egresso.

 

VIVÊNCIA ACADÊMICA

 

O ex-aluno diz que a graduação em Ciência da Computação sempre foi curso bastante desafiador, precisando de muito esforço e empenho do aluno.

 

Aprendei muito a administrar sobre pressão. Descobri que o poder em grupo sempre será maior do que ir sozinho. Essa trajetória me moldou a ser um excelente profissional”, destaca Oliveira.

 

UNIFAGOC

 

Segundo o egresso a graduação no UNIFAGOC foi o ponto inicial para se tornar um profissional, pois deu todos os conhecimentos necessários para o alavancar no mercado de trabalho.

 

Aprendi sobre diversas áreas que poderiam ser trilhadas durando a trajetória acadêmica. Como meu objetivo era seguir na área de desenvolvimento tive a oportunidade de aprender sobre lógica de programação, banco de dados, redes entre outras”, conta o ex-aluno.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

 

Rhalf lembra que a sua primeira oportunidade para trabalhar na área aconteceu no período de estágio, por meio de oportunidade que teve em ótima empresa da região para ingressar na área.

 

Meu primeiro cargo dentro da área foi como suporte técnico em sistemas, o qual mexia bastante com Structured Query Language (SQL) e auxiliava outras pessoas, o que me fez desenvolver ótima comunicação com os clientes. Porém meu principal objetivo sempre foi exercer a área que estava me graduando na parte de codificação de códigos. Para isso precisei estudar bastante e aprender as tecnologias que a empresa já utilizava”, descreve o egresso.

 

O ex-aluno afirma que com muito estudo e suor alcançou onde almejava estar no setor de desenvolvimento, o qual se dedicou totalmente, e que trabalhou na parte de web utilizando Vue JsReact e em back-end Delphi e Spring.

 

O mercado de trabalho em ciência da computação anda superaquecido, há diversas oportunidades a serem preenchidas.  As vagas ofertadas dispõem de faixa salarial ótima tanto para quem está iniciando, quanto para quem já está na área e procura evolução profissional. A computação é área que continuamente terá crescimento exponencial, porém é preciso que o profissional sempre esteja em constante evolução nos seus conhecimentos”, aponta Oliveira.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

Continuar sempre estudando e entregando o seu melhor são ações fazem parte dos próximos passos de Rhalf, pois afirma que a área de computação é caminho sem fim, onde todos os dias terão novos desafios e aprendizados.

 

Pretendo me especializar mais ainda no desenvolvimento utilizando a linguagem Java script e continuar crescendo no ambiente o qual estou trabalhando”, comenta o ex-aluno.

 

DICAS

 

O egresso deixa algumas dicas deixa para os alunos que ainda estão em formação no curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC e a primeira, e mais importante, é estudar inglês.

 

As novidades sempre chegam primeiro para quem fala a língua estrangeira, saber o inglês é estar sempre um passo à frente. A segunda dica é ter caminho para aonde quer seguir, pois para quem não tem, qualquer caminho serve”, ressalta Rhalf.