Ciência da Computação
Maratona Mineira de Programação 2025 no UNIFAGOC: inscrições abertas para escolas
Publicado em 11/03/2025
por Aline Ceolin
A edição de 2025 da Maratona SBC Mineira de Programação acontecerá na cidade de Ubá, tendo como sede o UNIFAGOC. O evento, que desafia estudantes de Ciências da Computação e áreas afins a resolver problemas complexos de maneira colaborativa, será realizado nos dias 30 e 31 de maio de 2025.
As inscrições para escolas já estão abertas. As escolas interessadas em participar da Maratona SBC Mineira de Programação 2025 devem realizar a inscrição até o dia 30 de março por meio DESTE LINK.
Para mais informações sobre o evento e detalhes sobre o processo de inscrição, acompanhe as atualizações pelo site mineira.sbc.org.br.
INFRAESTRUTURA DE PONTA PARA OS PARTICIPANTES
O UNIFAGOC está preparado para oferecer a melhor experiência aos competidores. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional, professor Marcelo Santos Daibert, a infraestrutura do campus foi aprimorada para garantir condições ideais aos participantes.
“Estamos com a nossa infraestrutura pronta para receber esse grandioso evento. O melhor ambiente, o melhor auditório e os melhores computadores para que possamos oferecer a melhor experiência aos participantes da Maratona”, afirma Marcelo.
A diretora do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC, professora Ana Amélia de Souza Pereira, também celebrou a escolha do Centro Universitário como sede da edição de 2025.
“É com satisfação e orgulho que anuncio que seremos sede da Maratona Mineira de Programação de 2025! Esperamos todos de braços abertos. Agende a data, faça sua inscrição e venha participar conosco”, destaca a professora.
O professor Joás Baia, responsável pela organização do evento no UNIFAGOC, reforça o convite: “Serão todos muito bem-vindos à nossa cidade de Ubá e ao UNIFAGOC”.
MARATONA SBC DE PROGRAMAÇÃO
Em atividade desde o ano de 1996, a Maratona de Programação é evento da Sociedade Brasileira de Computação, que teve origem das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do mesmo.
O evento proporciona aos participantes desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade, além da habilidade de solucionar problemas sob pressão e desenvolver novas soluções para problemas pertinentes ao software. Além disso, os egressos de maratonas de programação têm sido valorizados por grandes empresas de alta tecnologia.
Durante cinco horas os times de estudantes tentam resolver o maior número possível dos dez ou mais problemas entregues no início da competição, tendo a disposição um computador e material impresso como manuais, livros e listagens.
