Ciência da Computação
Projeto Integrador: alunos da Ciência da Computação UNIFAGOC desenvolvem jogo 3D em parceria com a empresa LootForge Game Studio
Publicado em 15/10/2024
por Aline Ceolin
O curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC tem se destacado pelo incentivo à prática e à inovação. Um exemplo claro disso é o desenvolvimento do projeto AbyssWalker, um jogo com temática medieval que está sendo criado como parte de Projeto Integrador pelos alunos do curso.
Entre os participantes está Douglas Bigonha Batalha, estudante do 4º período, que está à frente do desenvolvimento com a mentoria do aluno Pedro Coimbra, desenvolvedor de jogos na LootForge Game Studio, e o apoio direto do proprietário da empresa, Yuri Vieira de Aguiar.
A equipe conta com a participação de Nicolas Ribeiro Urgal, que é músico e responsável pela parte burocrática e pela trilha sonora; Fernando Pimentel Anjos, que assumiu a responsabilidade das interações e Interface do personagem; e Pedro Franco Machado Pacheco que atua na direção artística, dando vida ao mapa do jogo e interações que contribuem para contar a história do mundo medieval de AbyssWalker.
“No início do ano tivemos essa ideia e a discutimos bastante. Eu tomei a frente do projeto, pois no começo a ideia de fazer um jogo 3D parecia ser impossível, até para mim, mas consegui dar os primeiros passos e ganhei a confiança de todos. Estamos aprendendo, mas como já iniciei há um tempinho e tenho mais conhecimento, estou sempre orientando os demais e simplificando”, comenta o acadêmico.
MENTORIA E APOIO PRÁTICO
Para Douglas, a experiência de trabalhar no AbyssWalker tem sido transformadora. O aluno destaca a importância da orientação de Pedro Coimbra, que, com sua vasta experiência na área de desenvolvimento de jogos, tem ajudado a equipe a manter o foco nas mecânicas do jogo.
“Ele abriu nossos olhos para a necessidade de focar nas mecânicas e não apenas nos gráficos. O Pedro nos orienta por um caminho que funcione, já que ele passou por isso. Sem dúvidas, isso mudou nossa visão do projeto”, afirma Douglas.
O apoio semanal de Yuri, proprietário da LootForge, também tem sido essencial. As monitorias realizadas quase todas as sextas-feiras proporcionam acompanhamento contínuo que permite à equipe ajustar o escopo do projeto e superar desafios de desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES TÉCNICAS E CRIATIVAS
Ao longo do processo, Douglas tem aprimorado suas habilidades em programação e adquirido nova perspectiva sobre linguagens orientadas a objetos, especialmente por meio da aplicação prática do conhecimento obtido nas aulas do professor Paulo Ricardo Gregório Noé.
O acadêmico ressalta o impacto do aprendizado em Java no terceiro período, que permitiu à equipe reutilizar conceitos e lógicas para a criação de AbyssWalker.
“Desenvolvi melhor a lógica da programação e como conseguir executá-la. Hoje, tudo o que temos sobre o nosso jogo na minha cabeça, consigo explicar e desenvolver ideias a partir disso. Tudo ficou mais claro. É de suma importância entender as coisas antes de implementá-las”, explica Douglas.
Além disso, o aluno reconhece a importância de desenvolver habilidades de soft skills, como a apresentação do projeto, destacando que, para um produto ser bem-sucedido, é fundamental saber apresentá-lo de forma eficaz.
PRINCIPAIS DESAFIOS
Como líder do projeto, Douglas assumiu a responsabilidade de guiar sua equipe ao longo do desenvolvimento, enfrentando um dos maiores desafios: quebrar a barreira do conhecimento.
“O maior obstáculo foi o conhecimento. Saber por onde começar, especialmente em áreas como combate no jogo, foi um desafio enorme. Temos que estar sempre buscando mais, melhorando e aprimorando nossas habilidades. Vai chegar o momento em que teremos que desenvolver nossas próprias implementações”, afirma Douglas.
O aluno também destaca como desafio a necessidade de conciliar o tempo de desenvolvimento com os demais compromissos acadêmicos, algo que exigiu organização e dedicação de todos os envolvidos.
O projeto AbyssWalker é mais do que um simples jogo em desenvolvimento. É oportunidade única para os alunos aplicarem na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, trabalharem em equipe e lidarem com os desafios reais da indústria de tecnologia. “Todos estamos aprendendo e crescendo juntos”, conclui Douglas.
Confira no vídeo abaixo a demonstração que os alunos apresentaram em sala.