Direito
Egressos do Direito UNIFAGOC retornam à instituição para palestras na Semana Acadêmica
Publicado em 03/04/2025
por Stéfany Peron

A XIII Semana Acadêmica do Direito ocorreu na última semana, reunindo convidados para discutir diferentes áreas de atuação profissional. Entre eles, estiveram presentes autoridades regionais, estaduais e nacionais, além de ex-alunos do curso de Direito do UNIFAGOC, que retornaram à instituição para compartilhar suas trajetórias.
A participação dos egressos foi um dos destaques do evento. Na cerimônia de abertura, ocorreu o lançamento da segunda edição do Livro do Direito, com o tema “Os novos paradigmas da regulação pública e privada”. A obra reúne textos de ex-alunos, originalmente produzidos durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso e posteriormente organizados para compor a publicação.
“Esse livro foi escrito pelos egressos com os nossos professores, que foram orientadores naquela época. Assim, nós selecionamos alguns títulos, algumas obras que tiveram uma nota de excelência naquela disciplina, que é a disciplina de trabalho de conclusão de curso”, disse a Dra. Clarissa Machado, diretora do curso.
Nos dias seguintes, os advogados Drielly Faria de Paula Leão e Pablo Paulo da Silva, ambos formados pelo UNIFAGOC, participaram do circuito de palestras ao lado de profissionais de diferentes áreas. Suas contribuições trouxeram reflexões valiosas sobre a atuação jurídica e os desafios do mercado de trabalho.

A Dra. Drielly abordou a eficiência no trabalho em escritórios de advocacia, dividindo o painel temático com a diretora do curso de Psicologia, Jaqueline Toledo.
“Eu, especificamente, vim falar sobre a eficiência do trabalho no escritório de advocacia, que é o que muitos alunos têm curiosidade, às vezes não têm contato. Então, eventos como o que a UNIFAGOC promove todos os anos são de suma importância para o crescimento profissional e pessoal também dos alunos”, comenta Drielly.
E o Dr. Pablo dividiu o painel sobre crimes midiáticos como o promotor de justiça Márcio Ayala sobre crimes midiáticos, trazendo reflexões sobre o Direito Penal no caso da adolescente Eloá Pimentel, em 2008.
“Para mim hoje é um motivo de muita alegria, muito orgulho poder fazer parte desse evento, compartilhar um pouquinho com os alunos um pouquinho da experiência, um pouquinho dos temas que serão abordados e eu estou muito feliz. É muito bom poder voltar aqui e ver como a faculdade cresceu, tanto fisicamente como a quantidade de alunos. Fiquei muito feliz de entrar aqui e ver esse auditório hoje lotado”, comentou o egresso.