Educação Física

Com garra e dedicação, Bárbara Rocha, a “Leoa”, se destaca no kickboxing e no UNIFAGOC

Publicado em 23/05/2025
por Aline Ceolin

 

A aluna do 7º período do bacharelado em Educação Física do UNIFAGOC, Bárbara Rocha Moreira – conhecida no universo esportivo como “Leoa” – é exemplo de determinação, talento e superação.

 

Com carreira consolidada no kickboxing, Bárbara acumula 14 convocações para a Seleção Brasileira da modalidade, títulos em diversos níveis e agora se prepara para o Campeonato Mundial, que será realizado em novembro, em Abu Dhabi.

 

AMOR PELO ESPORTE E ESCOLHA PELA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Desde a infância, Bárbara já demonstrava sua conexão com o movimento e a prática esportiva. A escolha pela graduação em Educação Física surgiu naturalmente.

 

Desde criança sempre tive intimidade com esporte, sempre fui muito ativa e queria participar em tudo que envolvia práticas corporais, e com o tempo o interesse em entender mais sobre o movimento humano só aumentou, e se perpetua até hoje”, afirma.

 

A trajetória até o UNIFAGOC também teve sua dose de incentivo.

 

Eu já conhecia o UNIFAGOC, já havia visitado, mas não imaginei ter condições de realmente iniciar minha graduação na Instituição. Então, na pandemia, iniciei os estudos remotamente, mas com incentivo da Liliane, diretora do curso de Odontologia, e do diretor do curso de Educação Física, Rômulo, meus conterrâneos, fiz a transferência para o UNIFAGOC”, relembra a acadêmica.

 

SÍMBOLO DOS JUF 2025

 

Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória recente foi a participação na cerimônia de abertura dos Jogos Universitários de Ubá (JUF 2025), quando acendeu a pira olímpica ao lado do reitor do UNIFAGOC, Dr. Ricardo Couto.

 

 

Foi um momento muito emocionante, sentir a energia de todos na quadra. Soltei um grito da alma! É muito bom poder representar o kickboxing por onde eu vou”, conta a aluna.

 

CONQUISTAS INTERNACIONAIS

 

Bárbara já participou de competições em diversos países e soma títulos expressivos, como o de campeã sul-americana, bicampeã brasileira, tetra campeã mineira, além de medalhas em torneios pan-americanos e europeus.

 

Todas as convocações são importantes, mas as de compromissos internacionais têm um peso muito maior. Acho que a do World Combat Games, na Arábia Saudita, foi a mais inesperada e mais importante até então”, destaca Bárbara.

 

 

ROTINA INTENSA E PAIXÃO PELO CURSO

 

A rotina da atleta é puxada: treinos, estágios, estudos e ainda o trabalho. Mas o amor pela profissão e pelo curso é o que motiva Bárbara a seguir firme.

Não é fácil conciliar estudos, estágios, trabalho, treinos e descanso. Às vezes, duvido de como eu mesma dou conta da rotina puxada, mas amo aprender, e como amo meu curso, tudo fica menos difícil”, revela a atleta.

 

Bárbara também reconhece como a formação acadêmica tem contribuído para sua performance como atleta:

 

Uma vivência enriquece a outra. Minha vida de atleta me faz compreender matérias na Educação Física e muitas teorias enriquecem meu entendimento da prática que carrego comigo”, ressalta a acadêmica.

 

FOCO NO MUNDIAL DE ABU DHABI

 

Agora, o grande desafio de Bárbara é o Campeonato Mundial, que acontece em Abu Dhabi. A preparação física está intensa, mas os custos da viagem ainda são um obstáculo.

 

A preparação segue firme. A única questão que dá insegurança são os custos altos para ir, mas o que depender de treino e dedicação, eu farei”, afirma com determinação.

 

ORGULHO EM REPRESENTAR O UNIFAGOC

 

Com toda sua trajetória, Bárbara sente orgulho em levar o nome do Centro Universitário UNIFAGOC nas competições:

 

Representar o UNIFAGOC como aluna e atleta é muito gratificante. Fazer parte de uma Instituição com a qualidade de ensino que tem e poder levar a melhor de Minas como apoiadora do esporte é muito satisfatório”, destaca a atleta.

 

DICAS

 

A “Leoa” deixa ainda dicas para outros estudantes e atletas que sonham em trilhar um caminho parecido.

 

A dica é não se importar com o tempo e cobrança, que não há idade para realizar o seu sonho, seja no esporte ou na graduação. Temos que acreditar e, a partir daí ver que caminho se deve trilhar para a realização do sonho”, afirma a aluna.

 

A história de Bárbara vai muito além das medalhas e conquistas no kickboxing. Ela representa a força de quem acredita nos próprios sonhos, encara desafios com coragem e faz da educação um pilar para crescer como atleta e como profissional. Sua jornada inspira colegas, professores e todos que acompanham sua dedicação. No UNIFAGOC, encontrou o apoio necessário para aliar formação acadêmica de qualidade com o alto rendimento esportivo, mostrando que, com paixão e perseverança, é possível ir cada vez mais longe.