Educação Física

Quais as disciplinas mais difíceis de Educação Física e como passar por elas com sucesso?

Publicado em 22/01/2026
por Blog UNIFAGOC
Educação Física: quais as disciplinas mais difíceis?
Educação Física: quais as disciplinas mais difíceis? (Foto: iStock)

Nos últimos anos, o curso de Educação Física despontou no Brasil com um número elevado de interessados e docentes, destacando-se pela alta demanda de profissionais.

 

Segundo dados do Mapa do Ensino Superior – 2024, do Instituto Semesp, o número de concluintes em Educação Física no período de 2018 a 2022 foi de 101.733 no curso presencial e 47.931 na modalidade EaD (educação a distância). 

 

Parte desse crescimento deve-se, principalmente, ao aumento do interesse dos brasileiros por uma vida mais saudável, por meio da prática de atividades físicas.

 

Muitos estudantes, ao considerar o curso de Educação Física, podem se deparar com inúmeras dúvidas, principalmente em relação às disciplinas mais difíceis

 

O blog do UNIFAGOC preparou este conteúdo revelando quais são as matérias mais desafiadoras na formação do educador físico e as melhores estratégias para superá-las. Confira! 

O que é preciso saber sobre o curso de Educação Física? 

Primeiramente, é fundamental ter conhecimento sobre as informações básicas sobre o curso, como duração, modalidades, habilitações e grade curricular. Confira: 

  • Duração: 8 semestres (4 anos);
  • Modalidades: o curso pode ser concluído nas modalidades presencial e EAD;
  • Habilitações: Bacharelado e licenciatura;
  • Grade curricular: as disciplinas do curso de Educação Física podem variar entre as instituições, mas, de modo geral, incluem matérias teóricas como anatomia e fisiologia, além de disciplinas voltadas à prática esportiva, estágios supervisionados obrigatórios e atividades complementares.  

Confira a grade curricular do curso de Educação Física do UNIFAGOC aqui

Quais as disciplinas mais desafiadoras do curso de Educação Física? 

Como em todo curso, na Educação Física existem disciplinas temidas pelos estudantes devido ao grau de dificuldade e à complexidade dos conteúdos. Conheça algumas delas:

Anatomia 

Considerada uma das disciplinas mais complexas do curso, a Anatomia aplicada na Educação Física envolve principalmente o estudo da anatomia sistêmica (sistemas nervoso, circulatório, digestório) e do sistema locomotor (sistemas esquelético, articular, muscular). 

 

Esse conhecimento é fundamental para compreender a estrutura e o funcionamento do corpo durante os exercícios físicos e a execução de movimentos.

Biomecânica 

A Biomecânica estuda o movimento humano por meio da aplicação de princípios da mecânica, analisando como forças externas e internas atuam sobre o esqueleto, os músculos e as articulações.

 

A disciplina aplica conhecimentos de cinesiologia e cinemática, contribuindo para a prevenção de lesões e para a otimização do desempenho físico, ao analisar e corrigir padrões de movimento, tornando a prática de exercícios mais segura.

Fisiologia 

Na Educação Física, a Fisiologia estuda as adaptações do corpo humano ao exercício físico, analisando como os sistemas atuam durante e após a atividade, com foco na contração muscular e no metabolismo.

 

O conhecimento em Fisiologia permite que o educador físico realize a prescrição de treinos de forma segura.

Estatística 

Além das disciplinas relacionadas à saúde e ao corpo, a Educação Física também engloba matérias voltadas à área de exatas, como a Estatística

 

A disciplina analisa, por meio de métodos estatísticos, dados de pesquisas sobre saúde e desempenho físico, permitindo compreender relações como a correlação entre velocidade e força, ou a variação da frequência cardíaca durante o exercício.

 

Entre os principais conceitos abordados estão amostras, médias, variáveis e testes de hipóteses, que fundamentam decisões e pesquisas científicas na área.

 

Gestão e Empreendedorismo 

Na Educação Física, as disciplinas de Gestão e Empreendedorismo envolvem organização, planejamento e criação de negócios e projetos ligados à atividade física, ao esporte, à saúde e ao lazer. 

 

Essa área prepara o profissional para atuar não apenas como educador físico, mas também como gestor e empreendedor.

 

A gestão está relacionada à administração de academias, clubes, escolas esportivas e projetos sociais. Já o empreendedorismo estimula a criação de serviços e negócios, como estúdios de treinamento, academias, consultorias esportivas e plataformas digitais.

Como superar as matérias mais difíceis de Educação Física? 

 

Passar com sucesso pelas disciplinas mais complexas do curso de Educação Física exige um cronograma bem estruturado, comprometimento na rotina de estudos e a capacidade de relacionar teoria e prática.

 

Uma dica é identificar as matérias em que você tem mais facilidade e aquelas em que encontra mais dificuldade, priorizando estas últimas ao buscar materiais de apoio, como livros, artigos e sites. O uso de recursos visuais, exercícios, revisões e estudo em grupo facilita a aprendizagem. 

 

Contar com bons materiais, pedir ajuda quando necessário e cuidar da saúde, sono e alimentação também contribuem para um melhor desempenho acadêmico.

Faça Educação Física no UNIFAGOC! 

Se você quer cursar Educação Física em uma instituição de referência, com infraestrutura completa, ambientes especializados e equipamentos de ponta, o UNIFAGOC é a escolha certa.

 

Disponível nas duas habilitações (bacharelado e licenciatura), o curso é oferecido no campus de Ubá (MG), no período noturno e de forma presencial.

 

Não perca essa oportunidade de garantir sua vaga em um curso reconhecido pela excelência e avaliado com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

 

Acesse nosso site e saiba mais!