Enfermagem

Aluna de Enfermagem do UNIFAGOC é premiada com melhor trabalho original em Congresso de Enfermagem

Publicado em 22/07/2025
por Stéfany Peron

 

O trabalho de Iniciação científica da aluna do 10º período do curso de Enfermagem UNIFAGOC Thaywany Martins recebeu o prêmio de melhor trabalho original no Congresso de Enfermagem que aconteceu na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O estudo, que abordou as “Experiências e expectativas de mães no cuidado a crianças com Diabetes Mellitus Tipo I”, é fruto da pesquisa desenvolvida por Thaywany ao longo do programa de Iniciação Científica.

 

“Esse trabalho me fez ganhar o prêmio de melhor artigo na categoria original no Congresso de Enfermagem da UFV. Os resultados foram inesperados e muito emocionantes”, contou a estudante.

 

Esse não foi o primeiro reconhecimento em sua jornada. Desde que ingressou na Iniciação Científica, ainda no final do primeiro ano de graduação, Thaywany já teve artigos premiados em diferentes congressos acadêmicos. Entre eles, ela destaca prêmios recebidos no Congresso de Obesidade e Síndrome Metabólica, promovido pelo curso de Medicina do UNIFAGOC, e no congresso do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), onde seu resumo também foi selecionado entre os melhores.

 

Thaywany apresentou sua Iniciação Científica no Congresso de Enfermagem da UFV

 

A parceria com a professora Renata Evangelista Tavares, sua orientadora desde o primeiro projeto, foi evoluindo cada tema abordado. Em 2022, investigou a atuação do enfermeiro no enfrentamento da obesidade infantil. No ano seguinte, aprofundou a análise, focando nas experiências de pais de crianças com obesidade. Já em 2024, investigou as vivências de famílias que cuidam de crianças com Diabetes tipo 1. 

 

“Cada tema abordado ao longo desses anos me permitiu adquirir novos conhecimentos e conhecer outros profissionais da área. A Iniciação Científica me proporcionou um grande aprendizado, especialmente sobre a importância da assistência de enfermagem na vida desses pacientes”, destaca.

 

O medo e a insegurança de apresentar trabalhos científicos em congressos é um desafio comum a muitos estudantes, mas Thaywany revela que a prática e a preparação foram fundamentais para superar essas barreiras. A cada nova pesquisa, ela reafirma seu amor pela escrita científica e já pensa no futuro na ciência.

 

“Não faço Iniciação Científica apenas pela bolsa. Faço porque gosto. Gosto de me dedicar, de estar na biblioteca, abrir meu notebook e simplesmente escrever. É como se eu viajasse para outro mundo. Me encontrei escrevendo. É a minha paixão”, revela emocionada.

 

O reconhecimento conquistado com as premiações, além de confirmar a qualidade da pesquisa desenvolvida no UNIFAGOC, serve de inspiração para outros estudantes que desejam trilhar o mesmo caminho. Com planos de seguir para o mestrado e, futuramente, para o doutorado, ela não esconde seu desejo de atuar na área acadêmica.

 

“Quero continuar escrevendo, quem sabe ser orientadora um dia. Não quero parar jamais”, conta.