Enfermagem
Aluno de Enfermagem do UNIFAGOC publica pesquisa sobre diversidade sexual na Atenção Primária
Publicado em 21/08/2026
por Patrick Reis Santos

O aluno do curso de Enfermagem do UNIFAGOC, Juan da Silva Rocha, teve um projeto de iniciação científica publicado na Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Intitulado “Diversidade sexual na Atenção Primária: o que sabem os enfermeiros sobre o cuidado inclusivo?”, o estudo foi desenvolvido sob orientação do Prof. Gilson Toledo.
A pesquisa aborda o conhecimento de enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde sobre diversidade sexual e de gênero, além de aspectos relacionados à Política Nacional de Saúde Integral LGBT e à oferta de um atendimento mais inclusivo e equitativo.

PESQUISA BUSCA COMPREENDER O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS
O estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT. A pesquisa também analisou o domínio de conceitos como identidade de gênero e orientação sexual, incluindo sua utilização adequada em prontuários e cadastros de saúde.
Para a realização do trabalho, foram avaliados 35 enfermeiros atuantes em unidades básicas de saúde da Zona da Mata Mineira. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e posteriormente analisados pelos pesquisadores.
Ao comentar a experiência de desenvolver a pesquisa e chegar à publicação do artigo, Juan destaca a importância da iniciação científica para sua formação acadêmica e profissional:
“Sempre tive muita curiosidade e interesse pela área da pesquisa, principalmente pela possibilidade de buscar respostas para questões que surgem na prática e que podem contribuir para melhorar a assistência em saúde. Ao longo da minha trajetória acadêmica, esse interesse foi se fortalecendo por meio da participação em projetos, monitorias e trabalhos científicos, o que me permitiu compreender que a pesquisa vai muito além da produção de conhecimento: ela também é uma ferramenta para transformar a realidade e qualificar o cuidado. Foi justamente essa possibilidade de unir curiosidade, conhecimento e impacto social que fez com que eu me identificasse cada vez mais com a área.”
RESULTADOS APONTAM DESAFIOS NA ASSISTÊNCIA
Entre os principais resultados, a pesquisa identificou que parte significativa dos participantes apresenta conhecimento limitado sobre diversidade sexual e de gênero.
O estudo também apontou dificuldades na diferenciação entre conceitos como identidade de gênero e orientação sexual, além de lacunas no conhecimento sobre políticas públicas direcionadas à promoção da equidade em saúde.
Os resultados reforçam a importância da preparação dos profissionais para lidar com diferentes realidades e oferecer uma assistência pautada pelo respeito, acolhimento e pelas necessidades individuais dos pacientes.
A pesquisa conclui que ainda existem lacunas entre o conhecimento teórico e sua aplicação na prática assistencial. Nesse contexto, os autores destacam a necessidade de formação permanente dos profissionais de saúde, contribuindo para a construção de um atendimento cada vez mais inclusivo, humanizado e equitativo.
PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE ESTUDOS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A pesquisa também teve origem nas atividades desenvolvidas por Juan no Grupo de Estudos de Pesquisa em Enfermagem, espaço no qual o acadêmico teve contato com diferentes possibilidades de investigação científica. A partir das discussões e experiências do grupo, Juan e o Prof. Gilson Toledo construíram o projeto de pesquisa, posteriormente submetido ao edital de Iniciação Científica do UNIFAGOC.
Após a aprovação no programa, o trabalho foi desenvolvido pelo acadêmico sob orientação do professor, passando pelas diferentes etapas da investigação científica até chegar à publicação na Revista de Enfermagem da UFJF.
