Enfermagem

Projeto de Enfermagem do UNIFAGOC é apresentado no Congresso Internacional de Extensão da UFMG

Publicado em 16/12/2025
por Aline Ceolin

 

O curso de Enfermagem do UNIFAGOC marcou presença no IIIV Congresso Internacional de Extensão, realizado entre 26 e 28 de novembro de 2025, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

 

O evento integrou o 8º Congresso de Extensão da AUGM e reuniu Instituições de diversos países da América Latina para debater o tema “Redes para a internacionalização da extensão universitária”.

 

A participação ocorreu por meio da professora Cleidiane Maciel Marinato e das acadêmicas Melissa Soares Silva e Laryssa Corrêa Rodrigues, que apresentaram o trabalho “Implementação de protocolo: escalas de avaliação da dor em hospital de média complexidade”, desenvolvido no âmbito da disciplina Projeto Integrador, evidenciando a integração entre ensino, extensão e prática profissional.

 

PROJETO

 

O estudo surgiu no contexto da curricularização da extensão e da integração entre teoria e prática no 7º período de Enfermagem. A proposta nasceu a partir de demandas reais da comunidade atendida pelos alunos e se estruturou como ação educativa e de promoção da saúde.

 

O projeto nasceu no contexto da disciplina de Projeto Integrador do curso de Enfermagem do UNIFAGOC, com o objetivo de promover a integração entre teoria e prática a partir de demandas reais da comunidade. A proposta desenvolvida pelos alunos do 7 período de enfermagem, sob orientação da professora Cleidiane Maciel Marinato, teve como foco principal o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a sociedade, promovendo ações educativas e de promoção da saúde”.

 

EIXO 1

 

O trabalho foi selecionado para apresentação no Eixo 1 – Institucionalização da Extensão Universitária, que aborda epistemologias, teorias, gestão, currículo e redes interuniversitárias. O eixo reúne produções que discutem o papel estratégico da extensão na formação acadêmica.

 

O trabalho está diretamente relacionado ao Eixo 1 – Institucionalização da Extensão Universitária, pois integra a extensão ao currículo de forma efetiva, valoriza o protagonismo discente e promove o diálogo direto com a comunidade. A proposta também contribui para consolidar a extensão como dimensão fundamental do ensino, reconhecendo seu potencial transformador na formação cidadã e crítica dos futuros profissionais da saúde”, explica a professora.

 

PREPARAÇÃO

 

A seleção do resumo representou avanço importante para o grupo. A equipe identificou potencial no conteúdo produzido e organizou os dados de forma sistemática, seguindo as orientações do congresso.

 

A equipe percebeu o potencial do trabalho à medida que os resultados das ações se mostraram significativos e bem estruturados. O processo de preparação envolveu revisão dos dados, sistematização das ações realizadas e elaboração do resumo expandido, conforme as normas do congresso. A submissão foi feita por meio da plataforma online da UFMG”, comenta Cleidiane.

 

 

SELEÇÃO

 

A aprovação para apresentação presencial em formato banner foi recebida com entusiasmo pelo grupo. O reconhecimento reforçou o compromisso do curso com a produção acadêmica alinhada à extensão universitária.

 

 “A aprovação foi recebida com muita emoção e orgulho. Representa um reconhecimento importante da qualidade acadêmica do curso de Enfermagem do UNIFAGOC e do compromisso com a extensão universitária. É também motivação extra para outros alunos se engajarem em projetos com impacto social e alcance nacional e internacional”, ressalta a professora.

 

EXPERIÊNCIA

 

A apresentação do banner ocorreu no dia 27 de novembro, na UFMG. O momento marcou a participação ativa de estudantes e docentes na programação oficial do evento.

 

 “O momento da apresentação foi marcado por muita emoção e orgulho. A interação com o público, o interesse demonstrado pelo projeto e a possibilidade de representar o UNIFAGOC em um evento dessa magnitude tornaram a experiência ainda mais significativa”, destaca a docente.

 

A professora também relatou a vivência no Congresso, que reuniu universidades de toda a América Latina.

 

Participar de um evento internacional com representantes de diversas universidades latino-americanas foi uma experiência inesquecível. O congresso trouxe discussões riquíssimas sobre a extensão como prática transformadora e a importância da criação de redes interuniversitárias. As mesas redondas transmitidas pelo canal da UFMG no YouTube também possibilitaram uma ampla troca de saberes e experiências”, comenta Cleidiane.

 

IMPACTO

 

A participação no congresso ampliou a visão acadêmica das estudantes envolvidas. O evento contribuiu para fortalecer a formação prática, crítica e humanizada das alunas.

 

O impacto foi profundo. Para Melissa e Laryssa, a participação no congresso ampliou horizontes, fortaleceu a confiança acadêmica e inspirou novos projetos. A experiência também reforçou o papel da extensão na formação humanizada e crítica dos estudantes de Enfermagem”, conta Cleidiane.

 

APRENDIZADO

 

Os conteúdos debatidos no congresso reforçaram diretrizes importantes para desenvolver a extensão no curso.

 

O congresso reforçou a importância da curricularização da extensão, incentivando a criação de projetos mais integrados às disciplinas. Também motivou a busca por parcerias interinstitucionais e o uso da extensão como ferramenta pedagógica essencial para a formação profissional”, afirma a docente.

 

 

INCENTIVO

 

A professora encerra com convite aos estudantes para valorizarem as oportunidades que a extensão acadêmica oferece.

 

Aos estudantes, deixamos um convite: participem da extensão com dedicação e curiosidade. Projetos que nascem no dia a dia da sala de aula podem se tornar experiências transformadoras. A extensão é uma ponte entre o conhecimento acadêmico e a realidade da comunidade – uma oportunidade de crescer como profissional e como cidadão”.