UNIFAGOC realiza 1º Congresso Multidisciplinar de Cardiologia da Zona da Mata Mineira

Publicado em 20/05/2025
por Mariana Nunes

Liga Acadêmica de Cardiologia do UNIFAGOC promoveu, na última semana, o 1º Congresso Multidisciplinar de Cardiologia da Zona da Mata Mineira. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para discutir temas ligados à saúde cardiovascular, por meio de palestras e workshops conduzidos por cardiologistas, nutricionistas e fisioterapeutas.

Formada por estudantes de diferentes cursos da área da saúde, a Liga tem como proposta incentivar o diálogo entre as especialidades, ressaltando a importância do cuidado cardiológico sob múltiplas perspectivas profissionais.

Quando nós pegamos as doenças cardiológicas, o paciente cardiológico, que são pacientes que necessitam de um olhar multiprofissional, um olhar médico, mas um olhar também da enfermagem, da fisioterapia, da nutrição, da educação física, buscando o melhor para o paciente, e trazer isso para a nossa cidade”, disse o Dr. Pedro Henrique D’Avila, um dos orientadores da Liga de Cardiologia.

Os orientadores também participaram ativamente do evento, ministrando palestras e conduzindo workshops.

A gente tenta mostrar que, além do cardiologista, é muito importante a participação de outras áreas, como a Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Psicologia. Para que esse paciente possa ser assistido como um todo, pra gente prolongar e dar mais qualidade de vida para esse paciente”, comentou o Dr. Vitor Coutinho, também orientador da Liga.

presidente do Congresso, Fernanda Carminati, aluna do curso de Medicina, explicou que o principal objetivo do evento era oferecer aos estudantes novas perspectivas sobre a Cardiologia e promover o networking com profissionais de diferentes áreas.

A gente tinha o interesse de expandir a Liga, de mostrar para as pessoas uma outra visão da cardiologia, que é a cardiologia além do cuidado médico, a gente precisa do cuidado do nutricionista, do educador físico, do fisioterapeuta”, disse Fernanda.