Eventos
XII Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade do UNIFAGOC reúne programação diversa com palestras e múltiplas apresentações
Publicado em 11/07/2024
por Aline Ceolin

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Núcleo de Acessibilidade (NAF), juntamente com o curso de Pedagogia do UNIFAGOC, realizaram o XII Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade do Centro Universitário, na noite do dia 24 de outubro.
O evento, que é realizado semestralmente, reflete o compromisso do UNIFAGOC em promover a inclusão e a acessibilidade, em reconhecer o papel da educação na construção de um mundo mais empático, acessível e inclusivo.
A programação do Encontro contou com as palestras das profissionais Livia Ferreira Santana, coordenadora do setor de inclusão da Prefeitura Municipal de Viçosa e Marise Marota de Souza, coordenadora do setor de Psicologia da Prefeitura Municipal de Viçosa.
“Acredito que não estaríamos, hoje, refletindo sobre inclusão e acessibilidade se a sociedade entendesse que o mundo é diverso e que as pessoas possuem características que as tornam únicas. O nosso compromisso em promover a inclusão é diário. Nos exige postura mais humana, no sentido mais amplo da palavra, para pensar e agir com humanidade. Entender o que é acessibilidade, cobrar a sua existência em todos os espaços, compreender e defender os diretos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, ainda é um desafio constante que abraçamos com empenho”, destaca a colaboradora do NAF, professora Amanda Carmo.
A ação também contou com relato de experiência da egressa do curso de Pedagogia do UNIFAGOC Maressa Ribeiro da Silva Rodrigues, apresentação artística em libras feita pela aluna do curso EAD de Educação Especial Inclusiva da Instituição Simone Henriques Jordão, apresentação artística dos usuários da APAE e apresentação do coral de Libras com os estudantes de dos cursos de Educação Física e Pedagogia.
“Eventos como esse são importantes para a nossa formação, futuras professoras, pois as salas de aula estão repletas de diversidade e temos que aprender a lidar com elas, já que cada um temos nossas especificidades e é isso que nos torna únicos. Por isso, sempre temos que correr atrás para adquirir mais conhecimento e saber como incluir as pessoas com deficiência em sala de aula de forma que se sintam acolhidos”, afirma a aluna do oitavo período do curso de Pedagogia do UNIFAGOC Kétully Neves.


