Extensão
Inclusão em Ação: projeto do UNIFAGOC promove interação e aprendizado na APAE de Tocantins
Publicado em 08/07/2025
por Stéfany Peron
Alunas do curso de Enfermagem do UNIFAGOC participaram do encerramento das atividades do semestre do projeto de extensão Inclusão em Ação, realizado na APAE de Tocantins (MG). A atividade final teve uma dinâmica sensorial e uma exposição com os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, com acompanhamento da professora Cleidiane Maciel, que coordena o projeto.
O Inclusão em Ação envolve alunos de diferentes cursos do UNIFAGOC em atividades motoras, sensoriais, cognitivas e emocionais com os usuários da APAE. Ao longo do semestre, os encontros aconteceram regularmente e buscaram ampliar o tempo e a qualidade das interações com os participantes.
A aluna Kamily Rocha, que teve a ideia inicial do projeto, contou que percebeu a necessidade de ampliar o tempo que os “meninos”, como a equipe se refere com carinho aos usuários, passavam na instituição realizando atividades.
“Durante minha vivência na APAE, percebi que havia espaço para desenvolver atividades que unissem inclusão, criatividade, estímulo e afeto e foi a partir dessa percepção que o Inclusão em Ação ganhou forma.A cada semana, junto com colegas e professores, pensamos e aplicamos atividades diversas, como circuitos motores, dinâmicas sensoriais, mímicas, filmes, desenhos, brincadeiras, oficinas criativas e momentos especiais, como a comemoração do Dia das Mães e a Festa Junina.,” disse Kamily.
Giovanna Lucarelli, também do curso de Enfermagem, reforçou o quanto o projeto impactou sua visão como futura profissional.
“Foi muito bacana pra mim, como graduanda. Saindo daqui, a gente tem um outro olhar, uma outra perspectiva mesmo. A gente deu pouco da gente e recebeu muito mais dos meninos daqui,” comentou.
Os usuários da APAE gostaram muito das atividades e disseram que aprenderam muito com o projeto e com os alunos do UNIFAGOC. “Eu aprendi muita coisa aqui, foi muito bom, quero que vocês voltem mais vezes, a APAE está sempre de portas abertas. Obrigada, UNIFAGOC.” disse Thalia.