Extensão
Projetos de extensão do UNIFAGOC aproximam acadêmicos das demandas da comunidade no segundo semestre de 2025
Publicado em 19/12/2025
por Stéfany Peron

Semestralmente, a Pró-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Comissão Permanente de Extensão, publica o Edital de Fomento a projetos de extensão e curricularização. A iniciativa visa estimular atividades extensionistas e fortalecer a tríade ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica dos estudantes do UNIFAGOC.
No segundo semestre de 2025, foram contemplados 10 projetos de extensão e 2 de curricularização, propostos por diversos cursos de graduação. As propostas, em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) focam em intervenções baseadas em demandas reais, envolvendo colaboradores internos da instituição, alunos da rede municipal de Ubá–MG, mães no Hospital Santa Isabel, jovens jogadores de videogame, além da capacitação de gestantes, puérperas e seus familiares.
Conheça alguns dos projetos desenvolvidos:
PROJETO — AMAMENTAR COM TÉCNICA E CUIDADO: FORTALECENDO VÍNCULO E PREVENINDO O DESMAME PRECOCE

Desenvolvido por um grupo de sete estudantes de Medicina e orientado pela preceptora Amanda Pacheco, o projeto teve como foco capacitar gestantes, puérperas e familiares sobre a técnica correta de amamentação. A iniciativa visa elevar as taxas de aleitamento materno exclusivo e reduzir o desmame precoce, por meio de ações mensais na enfermaria pediátrica e no setor de internação obstétrica do Hospital Santa Isabel. Durante os encontros, foram esclarecidas dúvidas frequentes, com demonstrações práticas de pega, posicionamento adequado e orientações sobre como prevenir desconfortos mamários.
PROJETO — EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA

O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar por estudantes de Biomedicina e Farmácia, sob orientação da Profª. Renata Romanholi Pinhati. A iniciativa promoveu ações educativas e práticas focadas em doenças crônicas não transmissíveis, com o intuito de incentivar hábitos saudáveis e o autocuidado, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a sociedade. As atividades ocorreram dentro e fora do campus, com destaque para a participação nas Feiras de Profissões em Guiricema, Rio Pomba e Viçosa, além de uma ação educativa na Policlínica Regional de Ubá.
PROJETO — DESPERTANDO MUNDOS: A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O projeto foi desenvolvido pela estudante Lara Parma do Curso de Pedagogia sob a orientação da Profª. Patrícia Peluso Condé na Escola Municipal Mère Maria de Aquino, com o objetivo de contribuir para a formação de leitores na Educação Infantil por meio de atividades lúdicas e interativas que estimulem o prazer e o hábito da leitura.
PROJETO — PROJETO DE VIDA NA ESCOLA: A ESCRITA DE SI

O projeto nasceu a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ubá, com o propósito de atender estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Manoel Arthidoro de Castro. Sob a coordenação do Prof. Douglas Bortone (Pedagogia) e da psicóloga Rosiane Silva (SME), foram realizados encontros mensais para debater temas propostos pelas próprias crianças, conectando-os à elaboração de seus projetos de futuro. Utilizando um diário, os alunos registraram textos e desenhos que expressavam sentimentos, conquistas e avanços. Ao longo do semestre, o projeto atendeu cerca de 60 alunos do 6º ao 9º ano, fortalecendo o vínculo entre o UNIFAGOC e a rede municipal de educação.
Também foram realizados os projetos de extensão, contemplados em Edital:
- Relax com a Fisio;
- AbyssWalker — Game Jam;
- Treinamento com foco em banco de dados;
- Cursos de Extensão aberto ao público externo;
- Programa Mais Saúde na Comunidade — Projeto Integrador;
- Crescer em Movimento — Projeto Integrador;
A EXTENSÃO EM MOVIMENTO
Os projetos de extensão realizados no segundo semestre de 2025 comunicaram, de forma clara e objetiva, o papel transformador da educação na sociedade.
“A extensão universitária no UNIFAGOC tem se fortalecido como uma prática dialógica e transformadora, oportunizando que nossos alunos e alunas leiam a sociedade em que pretendem atuar, intervindo e articulando o ensino e a pesquisa com as demandas apresentadas. Nesse sentido, nossa experiência em 2025 é marcada pelo engajamento dos estudantes e professores, bem como pela rica oportunidade de testar os conhecimentos teóricos e reelaborá-los na prática, de forma que o conteúdo de sala de aula se torne relevante aos estudantes”, afirma o professor Douglas Bortone, da Comissão Permanente de Extensão.
O próximo edital de fomento às atividades extensionistas está previsto para ser publicado no início de 2026.
