Fisioterapia

Docente da Fisioterapia UNIFAGOC participa de CREFITO-4 Delas; evento discute empreendedorismo e cuidado feminino na saúde

Publicado em 06/06/2025
por Aline Ceolin

 

A professora Francielle de Assis Arantes, do curso de Fisioterapia do UNIFAGOC, marcou presença no evento CREFITO-4 Delas, realizado em Belo Horizonte no dia 31 de maio.

 

Promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), com apoio do Sebrae, o encontro foi direcionado a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e estudantes do último período dos cursos, com foco em empreendedorismo, gestão, inovação, equilíbrio emocional e bem-estar.

 

O evento reuniu exclusivamente mulheres que atuam ou estão em formação na área da saúde, criando ambiente de acolhimento e fortalecimento das práticas profissionais femininas. Francielle participou da mesa-redonda “Modelos que transformam: inovação e ação na prática profissional”, que promoveu reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional, especialmente no que diz respeito ao empreendedorismo e à liderança em ambientes clínicos.

 

Participar do CREFITO-4 Delas foi uma experiência inspiradora. Estar ao lado de tantas mulheres que compartilham de desafios, sonhos e responsabilidades na Fisioterapia e Terapia Ocupacional me fez sentir acolhida e fortalecida. Foi um espaço de escuta ativa, de trocas e de reconhecimento do protagonismo feminino na nossa profissão”, destaca a docente, que também é sócia-proprietária da Clínica Impulse.

 

Durante sua fala, Francielle compartilhou vivências sobre a atuação profissional com foco na gestão e na inovação. Segundo a professora, os debates da mesa-redonda também abordaram estratégias para conciliar as múltiplas funções exercidas pelas mulheres dentro e fora do ambiente profissional.

 

Discutimos os desafios do empreendedorismo feminino na saúde, o papel da mulher como gestora e líder em ambientes clínicos e as estratégias para conciliar as múltiplas funções que muitas de nós exercemos”, relata.

 

 

Para a professora, a inovação tem sido aliada poderosa para transformar a prática fisioterapêutica, especialmente no contexto feminino.

 

A inovação tem proporcionado novo olhar sobre como cuidar, empreender e se posicionar no mercado da saúde. Para as mulheres, inovar representa também criar trajetórias profissionais com mais autonomia e flexibilidade, respeitando seus valores e ritmo de vida”, afirma a docente.

 

A professora também reforçou a importância de abordar temas como gestão, equilíbrio emocional e bem-estar na formação e no dia a dia das profissionais da saúde.

 

Esses temas são fundamentais para construir carreiras equilibradas e sustentáveis. Uma atuação de impacto exige habilidades técnicas aliadas à capacidade de gerir o negócio, cuidar da saúde mental e manter qualidade de vida”, pontua.

 

Francielle deixou mensagem inspiradora às estudantes de Fisioterapia do UNIFAGOC:

 

Acreditem no potencial transformador que vocês carregam. Empreender ou inovar na Fisioterapia é, sim, desafiador, mas também é jornada rica em aprendizados e realizações. Sejam curiosas, inquietas e busquem sempre conhecimento além da sala de aula. Inovação e empreendedorismo só fazem sentido quando caminham lado a lado com a ética profissional e o compromisso com a prática baseada em evidências. Vocês podem e devem ser protagonistas de uma Fisioterapia mais humana, moderna e consciente”, ressalta a docente.