Fisioterapia
Professora e aluno da Fisioterapia UNIFAGOC participam de Simpósio Internacional de Fisiologia do Exercício e Saúde
Publicado em 11/07/2024
por Aline Ceolin

A professora do curso de Fisioterapia do UNIFAGOC Francielle Assis, juntamente com o acadêmico da graduação João Pedro de Souza Simão participaram do II Simpósio Internacional de Fisiologia do Exercício e Saúde, nos dias 17 e 18 de novembro, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Florestal.
Participando pelo segundo ano, a docente conta que neste simpósio apresentou os resultados do seu mestrado e participou ajudando na organização. Francielle recebeu da Comissão Organizadora do evento, uma Menção Honrosa ao seu trabalho, intitulado “Ciclo Menstrual e Níveis de Força em Mulheres: um estudo piloto”, como um dos melhores trabalhos apresentados em sessão pôster.
“Durante o mestrado estudei sobre ciclo menstrual e desempenho físico, nesse simpósio eu apresentei o estudo. Este ano pude divulgar para os alunos da Fisioterapia e da Educação Física e o acadêmico João Pedro, do 1º ano do curso de Fisioterapia do UNIFAGOC, me acompanhou ao campus da UFV em Florestal para participar do seu primeiro evento científico”, comenta a docente.
EXPERIÊNCIA
João conta que o que o motivou participar do Simpósio foi o tema, sobre fisiologia, que é uma das matérias presentes em sua grade curricular e que pode aprender sobre psicobiologia, aspectos fisiológicos do treinamento e saúde, entre outros temas das palestras, mesas temáticas e sessões científicas realizadas durante os dois dias de evento.
“A experiência foi ótima, além de muito aprendizado tive a oportunidade de conhecer profissionais incríveis. Saí de lá entendendo a importância da ciência para as pessoas e com uma vontade imensa de ingressar nesse meio de pesquisas. O que mais me chamou atenção foi uma mesa redonda, onde discutiram a importância do sono em atletas”, destaca o acadêmico.
IMPORTÂNCIA
O aluno afirma que participar desses eventos durante a graduação, é uma jornada enriquecedora que vai além das salas de aula.
“Essas experiências proporcionam oportunidade única de expandir horizontes, conectar-se com profissionais e mergulhar em áreas específicas do conhecimento. Acredito na importância desses eventos para melhor formação e futura carreira profissional”, ressalta João.
Assim como os demais eventos acadêmicos, Francielle destaca que participar de simpósios internacionais servem como atualização e oferece a possibilidade de discutir e acompanhar as novidades sobre determinados temas.
“Além disso, permite fazer network com diferentes instituições de ensino, palestrantes e estudiosos brilhantes com diferentes experiências. É uma troca que só alavanca o processo de aprendizagem e me permite desenvolver projetos com nossos alunos no UNIFAGOC”, enfatiza a docente.

