Fisioterapia

Projeto de Iniciação Científica da Fisioterapia UNIFAGOC realiza testes físicos com os atletas do Sport Club Aymorés

Publicado em 17/06/2025
por Stéfany Peron

 

Os alunos do curso de Fisioterapia visitaram o centro de treinamento do Sport Club Aymorés e realizaram testes de força, padrão de movimento e equilíbrio com os atletas das categorias sub-13, sub-15 e sub-17. A atividade faz parte do projeto de iniciação científica das alunas Júlia Andréa do Carmo e Gabriele Ventura, em parceria com o projeto de doutorado da professora Francielle Arantes. 

 

Desde o início do meu projeto de doutorado, com essa parceria com as alunas de iniciação científica, eu entrei em contato com o pessoal aqui do Aymorés, com os gestores, para eu poder ter essa entrada e conseguir coletar os dados aqui. E é muito bom para os nossos alunos terem contato já com o time de futebol e hoje em dia o Aimorés, que tem crescido grandemente na nossa região e no nosso estado”, explicou a docente.

 

Do outro lado da parceria, o clube também reconhece os ganhos proporcionados pela aproximação com a comunidade acadêmica. Para o Sport Club Aymorés, contar com o apoio técnico e científico dos alunos e professores do UNIFAGOC representa um avanço na preparação e no cuidado com os atletas desde as categorias de base.

 

Eu entendo que a Fisioterapia é de extrema importância quando trabalhada em conjunto com todos os departamentos, ajudando na prevenção e na recuperação de lesões, e preservando principalmente o nosso maior bem, que são os atletas”, comentou o gerente de futebol do clube, Ricardo Vilar.

 

Os testes com os atletas começaram há cerca de um mês e têm como objetivo identificar fatores de risco para lesões musculoesqueléticas em jogadores de futebol amador. A partir da coleta de dados sobre força, equilíbrio, padrão de movimento e desempenho em saltos, os alunos conseguem traçar um diagnóstico individual de cada atleta.

 

A gente está conseguindo fazer esse mapeamento através desses testes e a gente está conseguindo ver a diversidade de dados que a gente consegue ter de uma idade para outra, de uma posição em campo para outra, a vivência que eles têm durante os treinos, como é diferente a intensidade de força que um faz para o outro”, contou a aluna Júlia Andréa.

 

No UNIFAGOC, esse estímulo à Iniciação Científica faz parte de um compromisso maior com a educação de qualidade, reforçando a pesquisa como um dos pilares do ensino superior no Brasil e preparando os estudantes para atuarem com base em evidências, inovação e conhecimento sólido.

 

E a gente está conseguindo ver também como a gente tem apoio nessa questão da área científica, da área da pesquisa, como a gente está sendo influenciada a pesquisar cada vez mais.Tem os nossos colegas de curso que também estão ajudando a gente, estão se voluntariando para nos ajudar aqui com essa pesquisa. Justamente porque é uma coisa que nós somos muito incentivados a fazer no UNIFAGOC”, completou Gabriele.

 

O coordenador das categorias de base do clube, Pablo Vecchi também destacou os benefícios da parceria para o Aymorés, ressaltando o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais da área e a valorização do conhecimento científico gerado pela instituição.

 

Estamos disputando o campeonato mineiro e é um calendário cheio, essas avaliações podem contribuir para o planejamento a longo prazo dos nossos treinos e aumento da nossa performance, principalmente nas questões de prevenção de lesão. A partir desses dados, nós podemos individualizar os treinos dos atletas para que eles consigam atuar durante todo o ano”, contou Vecchi.