Medicina

Alunos da Medicina UNIFAGOC promovem ações de conscientização em Ubá

Publicado em 22/07/2024
por unifagoc

 

No primeiro semestre deste ano, os alunos do curso de Medicina do UNIFAGOC promoveram uma série de ações de conscientização por meio de projetos de extensão. As atividades aconteceram em escolas e na praça São Januário da cidade de Ubá.

 

Na oportunidade, foram abordados temas como

 

  • Saúde sexual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);

  • Ação de prevenção e rastreamento da tuberculose;

  • Que mancha é essa? Conscientização, prevenção e tratamento da hanseníase.

 

Além disso, nas ações realizadas na praça São Januário, ainda foram promovidas atividades de aferição de pressão e glicemia capilar.

 

 

Nossa proposta com essas ações é disseminar a informação, nós queremos uma sociedade  informada. Essa conscientização é muito importante para a gente erradicar essas doenças e diminuir o número de doentes“, afirma o aluno Matheus Ferreira Navarro.

A iniciativa é estruturada a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, e proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e competências essenciais, tais como:

 

  • Capacidade de planejar e implementar ações educativas em saúde de forma eficaz, considerando as necessidades da comunidade e os objetivos específicos do projeto;

  • Habilidade de trabalhar em equipe, colaborando com outros profissionais de saúde para promover o bem-estar e prevenir doenças;

  • Competência para aplicar conhecimentos teóricos e práticos de forma integrada, buscando soluções inovadoras e efetivas para os desafios da saúde pública.

 

Vale destacar que todas as ações foram supervisionadas pelo professor da disciplina de projeto de extensão, Puebla Cassini Vieira, em conjunto com outros professores da graduação.

 

A aluna Ana Paula Caquito, que também é enfermeira, destaca que “essa é uma oportunidade muito boa que o UNIFAGOC está dando pra gente, porque conseguimos ter uma interação com a comunidade e ainda fazer um bem maior”.