Medicina
ARA 2025: Avaliação de Rendimento Acadêmico da Medicina UNIFAGOC acontece em março
Publicado em 19/02/2025
por Aline Ceolin

No dia 17 de março, segunda-feira, das 8h às 12h, será realizada a Avaliação de Rendimento Acadêmico (ARA) 2025 do curso de Medicina do UNIFAGOC, destinada a todos os alunos regularmente matriculados na graduação.
Destaca-se, dentre os benefícios e importância da realização da Avaliação para os acadêmicos, a pontuação em disciplinas matriculadas:
- Se o aluno obtiver nota 1% a 9,99% acima da média da turma, terá direito a 1 ponto extra em uma única disciplina que estiver cursando.
- Se obtiver nota 10% a 19,99% acima da média da turma, terá direito a 2 pontos extras em uma única disciplina que estiver cursando.
- Se obtiver nota 20% ou mais acima da média da turma, terá direito a 3 pontos extras em uma disciplina que estiver cursando.
- Se obtiver nota menor que 1% acima da média da turma, não fará jus a nenhuma pontuação extra, porém manterá os benefícios da realização da ARA, bem como estará apto a fazer jus aos potenciais benefícios do Teste do Progresso.
OUTROS BENEFÍCIOS
A participação com empenho na Avaliação de Rendimento Acadêmico da Medicina UNIFAGOC garante ao aluno estar apto a concorrer:
– nos editais de Iniciação Científica, Pesquisa e quaisquer outros editais de concorrência para os quais possam participar alunos do curso de Medicina do UNIFAGOC;
– no processo seletivo de Monitoria para o ano de 2026, bem como poderá participar dos editais relacionados ao curso de Medicina;
– na equipe organizadora de eventos que sejam realizados em conjunto com o curso de Medicina, como congressos, eventos científicos, acadêmicos e profissionais para o ano de 2026;
– no próximo edital de Pesquisa do Centro de Estudos em Saúde.
RESTRIÇÕES
Tais benefícios não se aplicam a estudantes que não realizarem a ARA, ou mesmo que venham a realizá-la sem empenho, o que será avaliado pelo Comitê de Competências Clínicas, com base no desempenho regular do aluno comparativamente ao desempenho na Avaliação.
Vale ressaltar ainda que o acadêmico que não realizar a ARA ou que a realizar sem empenho não poderá fazer jus a nenhum benefício potencial proveniente do Teste de Progresso, que será aplicado no 2º semestre. Ou seja, para receber potenciais benefícios do Teste, o estudante deverá, obrigatoriamente, ter realizado a ARA no 1º semestre, com empenho.
Também é importante destacar que todas as restrições descritas são válidas até a realização do próximo ARA no 1º semestre de 2026. Deve-se considerar que as restrições aos benefícios do Teste do Progresso se estendem ao longo de todo o ano de 2026, desse modo, a não realização do ARA em 2025 implica em restrições relacionadas ao Teste do Progresso do 2º semestre de 2025.
Em caso de dúvidas, procure a Secretaria da Medicina, que fica localizada na sala 100.
