Medicina
Do sonho à realização: egressa da Medicina UNIFAGOC celebra conquista da residência em Ginecologia e Obstetrícia
Publicado em 31/10/1992
por Aline Ceolin
Alguns sonhos apenas adormecem, aguardando o momento certo para florescer. Foi assim com Patrícia Sperandio Duriguetto, médica formada em 2024 pelo UNIFAGOC, que hoje celebra trajetória marcada por coragem, dedicação e pela conquista da residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Santa Isabel, em Ubá.
SONHO QUE NUNCA DEIXOU DE EXISTIR
Desde cedo, Patrícia sentia o chamado da Medicina. Contudo, a vida a levou inicialmente por outros caminhos.
“Eu sempre sonhei em fazer Medicina. Mas quando era adolescente, não tive a oportunidade. Então, fiz graduação em Ciências Biológicas, me tornei professora e me efetivei através de concurso público. Lecionei por vários anos, onde aprendi muito e fui feliz. Mas, quando o UNIFAGOC iniciou o curso em Ubá, o sonho ressurgiu mais forte e intenso”, relembra a egressa.
RAÍZES EM UBÁ E ORGULHO EM ESTUDAR NO UNIFAGOC
Natural de Ubá, Patrícia acompanhou de perto a consolidação do UNIFAGOC como uma das principais Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, reconhecimento que hoje se reflete no fato de o curso de Medicina ter alcançado a nota máxima (CPC 5) e se consolidar como o Top 1 de Minas e Top 5 do Brasil.
Foi justamente essa excelência que a motivou a voltar aos bancos universitários. “Sou nascida e criada na cidade de Ubá”, conta, com orgulho, antes de destacar que seu ingresso na Instituição se deu por meio do Vestibular. “Passei em primeiro lugar. Tenho muito orgulho dessa conquista!”, celebra.
DEDICAÇÃO E SUPERAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA
Durante os seis anos de formação, Patrícia viveu intensamente cada desafio. Entre aulas, estágios e plantões, aprendeu que ser médico é muito mais do que um ofício, é compromisso com a vida.
“Se eu disser que foi tranquilo, estaria mentindo. Mas também não é impossível. Durante os seis anos, abri mão de muitos momentos com minha família e amigos para me dedicar aos estudos. Mas esse é o sentido de ser médico: estaremos cuidando de vidas. Então, devemos ser preparados com seriedade. O curso no UNIFAGOC exige muita dedicação e estudo. Considero essa experiência intensa e de muito aprendizado”, relata a médica.
ESTRUTURA E INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDICO
Ao longo da jornada, a egressa acompanhou a constante evolução da estrutura e da metodologia do curso. Para Patrícia, o UNIFAGOC se destaca por oferecer ensino médico de alto nível e infraestrutura que impressiona.
“É uma Instituição muito séria no ensino médico. Eu me surpreendi com a estrutura e a inovação da faculdade. E, diante de tudo, afirmo que fiz a escolha certa e tenho muito orgulho de ter me graduado no UNIFAGOC”, ressalta a egressa.
A CONQUISTA DA RESIDÊNCIA
No último ano da graduação, Patrícia começou a se preparar para o próximo passo: a residência médica.
“Iniciei a preparação no último ano do curso de Medicina. Conciliava as atividades do internato com o cursinho preparatório. Fui aprovada na residência de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Santa Isabel, em Ubá, onde estou atuando”, conta a ex-aluna.
A aprovação representou mais do que conquista profissional, foi também uma vitória pessoal.
“Me senti muitíssimo feliz. Era minha primeira e única escolha. Sou casada e tenho uma bebê. Então, poder me especializar na área que amo e na cidade onde está minha família é um presente de Deus para mim”, destaca Patrícia.
A ROTINA E O PROPÓSITO DE CUIDAR
Hoje, sua rotina é intensa, mas repleta de significado.
“É muito cansativa, mas também muito prazerosa, pois participo todos os dias de um dos momentos mais marcantes da vida: o nascimento. Ser ginecologista e obstetra é exercer uma das especialidades médicas mais completas e humanas, voltada ao cuidado da saúde da mulher em todas as fases da vida”, comenta a médica.
ORGULHO EM SER MÉDICA UNIFAGOC
Para Patrícia, o UNIFAGOC foi essencial em sua trajetória: “Me tornei médica pelo UNIFAGOC. Eu cresci como profissional e como pessoa”. E, com a experiência adquirida, Patrícia deixa dica valiosa aos atuais estudantes.
“Aproveitem o máximo que puderem para aprender. Se dediquem ao curso. No final, tudo será muito válido”, ressalta a egressa.
A médica também deixa mensagem para quem sonha em seguir o mesmo caminho:
“Se você tem esse sonho, saiba que é capaz de conseguir. E o UNIFAGOC te prepara muito bem para a Medicina”, destaca Patrícia.
Com sua história inspiradora, Patrícia representa a essência da formação médica do UNIFAGOC: excelência, humanização e comprometimento com a vida. Uma trajetória que reafirma o propósito do curso de Medicina Top 1 de Minas, formar profissionais prontos para transformar o futuro da saúde.
O MELHOR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS ESTÁ EM UBÁ: UNIFAGOC ATINGE PATAMAR HISTÓRICO COM NOTA MÁXIMA NO CURSO DE MEDICINA E SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA ESTADUAL E NACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
O Centro Universitário UNIFAGOC acaba de alcançar um feito inédito e extraordinário: tornar-se o MELHOR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS. O reconhecimento vem após o curso de Medicina da Instituição conquistar a nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) — o mais importante indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC).
Com esse resultado, somado ao desempenho de excelência dos demais cursos da Instituição, o UNIFAGOC eleva seu prestígio acadêmico e se consolida entre as Melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.
MEDICINA UNIFAGOC CONQUISTA NOTA MÁXIMA EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO DO CURSO

O Centro Universitário UNIFAGOC recebeu conceito 5, nota máxima na escala de avaliação, no processo de reconhecimento do curso de Medicina. A nota de excelência obtida pela graduação, QUE É UMA DAS MAIORES DO BRASIL, aconteceu após a visita in loco ao campus da instituição da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Durante a visita os avaliadores obtiveram informações sobre a organização didático pedagógica, o corpo docente, além de conhecer a infraestrutura da instituição como laboratórios, salas de aula, áreas de convivência, biblioteca e demais dependências de uso do curso.
A comissão avaliadora também pode conhecer alguns locais destinados à prática dos estudantes como o Hospital Santa Isabel, Núcleo do Câncer e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Como parte do procedimento, alunos do internato e dos ciclos básico e clínico também participaram de reuniões com os avaliadores, bem como os professores do curso.
Veja como foi o momento do anúncio da nota no vídeo a seguir:
Escolha transformar sua vida na Medicina UNIFAGOC.
Confira no vídeo abaixo o Institucional da Medicina UNIFAGOC.
Entenda como é o estudo da Ginecologia e Obstetrícia na Medicina UNIFAGOC.
Saiba também como é o estudo da Clínica Médica na Medicina UNIFAGOC.

