Blog de Medicina

Egressa da medicina UNIFAGOC comemora aprovação em residência em Ginecologia e Obstetrícia

Publicado em 26/02/2025
por unifagoc

Marcela Barbosa concluiu o curso de Medicina no UNIFAGOC em 2023. Natural de Ubá, ela acompanhou o crescimento da instituição e teve a certeza de que era o lugar ideal para realizar o seu sonho perto daqueles que mais ama.

 

Sou de Ubá e vi de perto o crescimento do UNIFAGOC. Já casada e mãe, vi no curso de Medicina na minha cidade a oportunidade de trilhar nova jornada profissional próximo às pessoas que eu amo”, conta a médica.

 

Antes de escolher a Medicina, ela se formou em Jornalismo. Mas foi um momento muito especial na sua vida e de sua família que a fez mudar completamente de caminho.

 

Já graduada em jornalismo, presenciei o parto da minha sobrinha mais nova em 2016. Naquele momento eu soube que “colocar crianças no mundo” era o que eu queria fazer pro resto da minha vida. Após ingressar na faculdade de Medicina me permiti gostar de todas as áreas com as quais tive contato, buscando ser uma profissional capaz de atuar em qualquer ambiente. No fim, a Ginecologia e Obstetrícia foi uma escolha para o resto da vida”, lembra.

 

 

Marcela viveu muito do crescimento do curso de Medicina do UNIFAGOC e destaca o esforço da instituição em buscar sempre oferecer um ensino de excelência.

 

O UNIFAGOC é um centro de excelência. Pude testemunhar o antes, o durante e o depois da minha turma e colhi frutos incríveis de toda busca por melhorias que a direção do curso se propõe a ofertar a cada novo semestre”, comenta.

 

Ela também viveu o difícil período de adaptação durante a pandemia, em que tudo precisou ser remodelado em pouco tempo para atender às necessidades de saúde e segurança do momento.

 

O período da pandemia, em especial, foi de extremo aprendizado e adequação. O curso de Medicina, antes estritamente presencial, passou por remodelamento sem perder qualidade, priorizando o aprendizado e mantendo a humanidade do contato com o paciente”, diz a egressa.

 

Marcela ainda lembra do apoio que recebeu dos colegas e professores durante a gestação.

 

No primeiro ano de internato engravidei do meu segundo filho e graças a ajuda dos professores e colegas não precisei trancar o módulo, mesmo meu filho tendo nascido em agosto – meio do período. A essa etapa tenho uma gratidão em especial ao professor Dr. Ronaldo Torres, coordenador do internato de pediatria”, lembra.

 

 

A médica participou de diversas atividades extracurriculares durante o curso, que a ajudaram a desenvolver habilidades para além dos conhecimentos obtidos em sala de aula.

 

Fui representante de turma por seis anos e representante discente de colegiado por três. Com esse posto, tive a honra de me aproximar dos professores e dos alunos, criando pontes de diálogo e auxílio. Fui também monitora de Embriologia Médica por dois anos, realizei Iniciação Científica, participei de ligas acadêmicas como de farmacologia, cirurgia e trauma, cirurgia plástica além de participar da fundação da presidência da liga de cuidados paliativos. Tudo isso foi incentivado desde o primeiro período, principalmente pelo IFMSA – Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina; da qual também fiz parte ao longo do curso”, enumera a egressa.

 

Marcela não teve dificuldades em se inserir no mercado de trabalho. O amor pela Medicina já vem de família, principalmente por influência do pai; o apoio do irmão na faculdade e no trabalho também ajudou a tornar esse caminho mais tranquilo.

 

Tenho a sorte de ser filha de um grande médico que atua na cidade há anos. O que me permitiu ter segurança e ajuda durante os primeiros passos profissionais. Além disso, meu irmão também se formou no UNIFAGOC e atua na mesma instituição que eu, me auxiliando nas condutas e permitindo meu aprendizado”, conta.

 

A médica conta que graças ao UNIFAGOC, chegou ao mercado de trabalho da região, e, após 1 ano, foi aprovada para a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Viçosa.

 

A prática durante o curso, embasada na ampla teoria a qual temos acesso, nos permite formar o lado profissional ainda sob os olhares atentos dos mestres que nos guiam. Além disso, após a colação de grau e iniciar a prática efetivamente, sigo tendo apoio de grandes professores, o que permite mais confiança na profissional”, comenta.

 

 

Marcela já tinha em mente a especialização que queria seguir desde muito cedo. A aprovação na residência que sempre sonhou foi uma recompensa pelo esforço e dedicação.

 

Fui aprovada na residência da Universidade Federal de Viçosa, instituição renomada e que também tem meu coração. Me sinto orgulhosa de trazer na bagagem ensinamentos que me permitem me apresentar para essa nova jornada de cabeça erguida. Minha aprovação foi um presente após a longa jornada de estudo e dedicação. É a recompensa e o exemplo que quero deixar para meus filhos de que o esforço bem direcionado vale a pena”, conta.

 

Ao relembrar sua trajetória acadêmica e profissional, Marcela ainda deixa uma dica para os estudantes de medicina UNIFAGOC e para quem está interessado em ingressar no curso.

 

O UNIFAGOC vem mostrando ano após ano todo seu potencial de excelência. Guiado por grandes nomes, em especial Dr. Felipe Andrade, diretor do curso, que permite que a instituição e o curso sejam reflexo da sua competência profissional. Nessa instituição estão abertas diversas portas e oportunidades, basta que cada um busque estar alinhado com suas ambições e esteja disposto a percorrer o caminho com dignidade”, aconselha.

 

MEDICINA UNIFAGOC CONQUISTA NOTA MÁXIMA EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO DO CURSO

 

 

 

Centro Universitário UNIFAGOC recebeu conceito 5, nota máxima na escala de avaliação, no processo de reconhecimento do curso de Medicina. A nota de excelência obtida pela graduação, QUE É UMA DAS MAIORES DO BRASIL, aconteceu após a visita in loco ao campus da instituição da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC).

 

Durante a visita os avaliadores obtiveram informações sobre a organização didático pedagógica, o corpo docente, além de conhecer a infraestrutura da instituição como laboratórios, salas de aula, áreas de convivência, biblioteca e demais dependências de uso do curso.

 

A comissão avaliadora também pode conhecer alguns locais destinados à prática dos estudantes como o Hospital Santa IsabelNúcleo do Câncer e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Como parte do procedimento, alunos do internato e dos ciclos básico e clínico também participaram de reuniões com os avaliadores, bem como os professores do curso.

 

Veja como foi o momento do anúncio da nota no vídeo a seguir:

 

 

Confira no vídeo abaixo o Institucional da Medicina UNIFAGOC.

 

 

Escolha transformar sua vida na Medicina UNIFAGOC:

 

 

Entenda como é o estudo da Ginecologia e Obstetrícia na Medicina UNIFAGOC.

 

 

Saiba também como é o estudo da Clínica Médica na Medicina UNIFAGOC.