Medicina
Formação completa desde o início: projetos de extensão colocam acadêmicos da Medicina UNIFAGOC em ação
Publicado em 12/01/2026
por Mariana Nunes

Durante o segundo semestre de 2025, os projetos de extensão do curso de Medicina do UNIFAGOC ganharam as ruas, escolas e unidades de saúde de Ubá. Ao longo do período, acadêmicos participaram de diversas ações voltadas à promoção da saúde, levando informação, cuidado e serviços básicos à comunidade, ao mesmo tempo em que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
As atividades aconteceram em escolas públicas e privadas, postos de saúde e praças públicas da cidade, com intervenções educativas e orientações sobre temas como Hanseníase, Tuberculose, Prevenção de Acidentes e Quedas, Hipertensão e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além das conversas e ações educativas, os estudantes também realizaram serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, ampliando o acesso da população a cuidados preventivos.

A proposta dos projetos de extensão é integrar ensino, prática e responsabilidade social desde o início da graduação, sempre com a orientação dos professores. No curso de Medicina do UNIFAGOC, essa vivência prática acontece desde os primeiros períodos, permitindo que os alunos desenvolvam não apenas competências técnicas, mas também uma formação humanizada e conectada com a realidade da comunidade onde estão inseridos.
Reconhecido como o melhor curso de Medicina de Minas Gerais e o quinto melhor do Brasil, o UNIFAGOC reforça, por meio dessas ações, o compromisso com uma formação médica sólida, atualizada e socialmente responsável. Ao unir excelência acadêmica e atuação direta na comunidade, os projetos de extensão mostram que aprender Medicina vai muito além da sala de aula.

