Medicina
Subdiretor e professor da Medicina UNIFAGOC lança livro sobre raciocínio clínico e prática médica
Publicado em 21/07/2026
por Aline Ceolin

O subdiretor e professor do curso de Medicina do UNIFAGOC, Dr. Bruno dos Santos Farnetano, acaba de lançar o livro “O Diagnóstico Sindrômico – Diagnostique (se) na vida cotidiana“, obra que reúne experiências reais da prática médica e propõe reflexão sobre o raciocínio clínico diante dos desafios encontrados no atendimento aos pacientes.
Voltado para médicos e estudantes de Medicina, o livro aborda a construção do pensamento clínico a partir de situações vivenciadas pelo autor ao longo de sua trajetória profissional.
EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
A produção da obra levou aproximadamente cinco anos e, segundo o professor, um dos principais desafios foi transformar experiências clínicas em material acessível e didático.
“O maior desafio é poder rever os casos clínicos e escrevê-los de forma clara“, comenta o médico.
Para Dr. Bruno, a convivência diária com os estudantes do UNIFAGOC teve papel fundamental durante todo o processo de escrita.
“Estar no UNIFAGOC, com alunos, todos os dias, é a melhor forma de ouvir das dores e compreender as dúvidas dos estudantes“, afirma o docente.
REFLEXÃO SOBRE A MEDICINA
Mais do que um livro técnico, a publicação apresenta visão pessoal sobre a profissão médica e a forma como o autor enxerga a prática clínica.
“Trata-se de um livro simples, mas que reflete a forma como penso diante da minha profissão. É muito mais um ensaio do que manual ou livro exclusivamente técnico“, explica Bruno.
O professor destaca ainda a principal mensagem que espera deixar aos leitores.
“A mensagem, sem dúvida, é que vale a pena ser médico, ainda que o mundo tente nos convencer do contrário“, ressalta.
VIVÊNCIAS REAIS
Outro diferencial da obra é que todos os relatos apresentados são baseados em experiências vividas pelo próprio autor, característica que reforça o caráter reflexivo do livro.
“Tudo que foi descrito, foi vivido por mim. Nada foi inventado ou criado para fins acadêmicos. São vivências! E, também por isso, ele faz parte da série ‘Céu Pedrento’, do professor Ricardo Rocha Bastos“, conta o médico.
O lançamento oficial do livro acontecerá durante o Congresso Mineiro de Clínica Médica. Até lá, exemplares já podem ser adquiridos diretamente com o autor.
