Aluno da Medicina UNIFAGOC realiza intercâmbio na Universidad Andrés Bello no Chile

O acadêmico do 11º período do curso de Medicina do UNIFAGOC e presidente do comitê  International Federation of Medical Students (IFMSA) Brazil UNIFAGOC, Lucas Benício Lourenço Melo, realizou intercâmbio internacional pela IFMSA durante quatro semanas na Universidad Andrés Bello (UNAB) em Santiago, capital e maior cidade do Chile.

Lucas deu início ao intercâmbio no dia 05 de dezembro e permaneceu até o dia 30 do mesmo mês, onde atuou no serviço de Urgência e Emergência e conta que pode aprender na prática mais sobre a área e como a Medicina é exercida em um país diferente.

Tive a oportunidade de observar condutas, auxiliar médicos e enfermeiros em procedimentos, sempre com supervisão, e de praticar, como se estivesse fazendo um mês extra de internato na área”, relata o aluno.

UNIFAGOC

O estudante conta que na experiência em outro país, com outro idioma, trabalhando com médicos do mundo todo, percebeu a base que tem, que o permitiu aprender mais e ser mais útil como interno lá.

Durante os cinco anos de curso que já completei, não somente aprendi o conteúdo, protocolos, condutas e conhecimentos teóricos. Aprendi a como me portar num ambiente de saúde, como me comunicar de forma mais eficaz, a lidar com pacientes em momentos difíceis, com notícias ruins, a valorizar detalhes na história dos pacientes e enxergar além das doenças. Enfim, no UNIFAGOC aprendi não somente a como conduzir doenças, mas como cuidar de pessoas, isso fez toda a diferença lá e tenho certeza que fará no futuro também, depois da formatura”, ressalta Lucas.

O discente ainda destaca o apoio da Instituição para realizar atividades como esta.

O UNIFAGOC sempre apoia e ajuda muito nesses projetos extracurriculares. A equipe da secretaria de Medicina, da secretaria acadêmica, enfim, todos ajudaram bastante na parte burocrática das documentações para ir para o intercâmbio”.

OPORTUNIDADE

Lucas afirma que decidiu ir para o Chile porque o país conta com sistema de saúde bem estruturado e um dos melhores da América Latina, além de a língua ser o espanhol, o que facilitou no momento de se comunicar com os pacientes.

Foi oportunidade única de aprender e revisar, de forma dinâmica, na prática, protocolos e condutas que serão essenciais para meu internato de Urgência e Emergência que será em janeiro, e, mais ainda, para minha prática médica, depois de formado. Pude praticar e melhorar meu espanhol e a minha comunicação com os pacientes, mesmo com pacientes brasileiros, porque a adversidade de atender em outro idioma me fez criar estratégias para conduzir a anamnese e o exame físico”, destaca o acadêmico.

INTERCÂMBIO IFMSA BRAZIL

O estudante conta que o processo para participar do intercâmbio foi organizado pela IFMSA Brazil, uma organização de estudantes de Medicina que representa o país dentro da IFMSA, organização internacional, também de estudantes de Medicina, que está presente na maioria dos países, no mundo todo.

No UNIFAGOC temos um comitê local da IFMSA Brazil, a IFMSA Brazil UNIFAGOC, e, entre outros, conta com estudantes responsáveis pelos intercâmbios e por nos auxiliar com todo o processo. Dessa forma, para participar, é só entrar em contato com o comitê para que os responsáveis te auxiliem a organizar tudo e conseguir sua vaga”, comenta o aluno.

Lucas diz que o primeiro passo é decidir se quer fazer intercâmbio nacional ou internacional e que ao optar pelo internacional, em seguida escolheu para qual país queria ir, levando em consideração a língua, as características do sistema de saúde e os pré-requisitos de cada país.

Declarei interesse na vaga para o país, enviei os documentos necessários, paguei as taxas de intercâmbio e aguardei o resultado. São duas taxas que totalizam cerca de R$ 600, além disso temos que receber um intercambista de fora também. Em troca, recebemos moradia e pelo menos uma refeição por dia durante todo o período do intercâmbio. Em geral, os intercâmbios têm duração de 30 dias, para dar tempo de fazermos durante as férias, sem comprometer nosso semestre ou atrasar a formatura”, descreve o acadêmico.