Alunos de Psicologia visitam Museu de Imagens do Inconsciente e Hotel da Loucura no Rio de Janeiro

Os alunos do primeiro e terceiro períodos de Psicologia da Fagoc participaram, na terça-feira (17), de uma visita técnica ao Museu de Imagens do Inconsciente e Hotel da Loucura na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da viagem foi promover um contato direto com obras de arte produzidas pelos pacientes internos do antigo Hospital Pedro II então sob a coordenação da psiquiatra Nise da Silveira.

museu da loucura rio de janeiro

O professor e um dos responsáveis pela visita técnica, Luiz Claudio Ferreira Alves, afirma a importância de apresentar o pioneirismo teórico e técnico no tratamento de pacientes com transtorno mental expresso em obras de arte.

"Em se tratando de um curso de Psicologia que já em seu primeiro semestre de estudos oferece aos seus estudantes a possibilidade esse contato histórico com parte fundadora dos atuais cuidados dispensados aos pacientes com transtorno mental, soma-se a proposta de formação extremamente sintonizada com os modos de se praticar a Psicologia no século XXI", destaca.

A caloura de psicologia Créscia Furtado relata o encantamento pelos locais que visitou. “O local em si chama muita atenção. Conhecer e entender o que a mente, em surto ou não, pode realizar foi fantástico. São belas obras de arte. Voltamos com a certeza de que escolhemos o curso certo”, conta.