Conheça o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do UNIFAGOC e sua importância para os projetos acadêmicos


 

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

 

O CEP, que atualmente tem sua sede no UNIFAGOC, deu início em suas atividades no início de 2017, após aprovação do registro pelo secretário adjunto da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), e tem como objetivo aprovar projetos de pesquisas com seres humanos realizados por alunos e professores do UNIFAGOC e de outras instituições.

 

“O CEP avalia protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, com prioridade nos temas de relevância pública e de interesse estratégico da agenda de prioridades do SUS, com base nos indicadores epidemiológicos. É importante ressaltar que as pesquisas deverão ser enviadas para análise ética pelo CEP antes da sua realização”, explica Gisele Aparecida Fófano, coordenadora do Comitê e professora do curso de Medicina do UNIFAGOC.

 

INTEGRANTES

 

A secretária administrativa do CEP, Ana Paula Mussi Guimarães, conta que o Comitê é composto por equipe multi e transdisciplinar, formado por membros relatores designados, atualmente professores dos cursos do UNIFAGOC; coordenadores; funcionário administrativo; e representantes dos usuários, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde.

 

“As reuniões são fechadas para o público de maneira geral. Os pesquisadores participam mandando seus projetos ao CEP e aguardando retorno, que chega em forma de parecer”, afirma Ana Paula.

 

Constituído atualmente por duas representantes dos usuários, duas coordenadoras e por equipe de dez professores com representatividade nos cursos do UNIFAGOC, distribuídos nas diversas áreas do conhecimento como: Administração, Direito, Educação Física, Medicina, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia, o colegiado do CEP apresenta percentual de 60% de doutores; 30% de mestres e 10% de especialistas.

 

Confira abaixo o quadro dos atuais integrantes do Comitê.

 

 

 

IMPORTÂNCIA

 

Segundo Gisele, o CEP contribui para os projetos acadêmicos que envolvem seres humanos avaliando os aspectos éticos relacionados à dignidade do participante assim como a relação risco e benefício de uma pesquisa.

 

“É um privilégio para os alunos do UNIFAGOC ter um CEP próprio na instituição. Pois, terão a oportunidade de contatar algum membro para esclarecimento de dúvidas caso seja necessário”, destaca a coordenadora.

 

A docente ainda ressalta que não só a comunidade acadêmica do UNIFAGOC se beneficia com o CEP, mas também outros pesquisadores de Ubá e toda a região que podem enviar seu protocolo de pesquisa para apreciação do Comitê da instituição.

 

“Qualquer pesquisa com seres humanos deve ser submetida para avaliação do CEP. Inclusive relatos de caso, pesquisa com análise de prontuários, pesquisas com dados secundários, mas que seja necessário a autorização de algum responsável para acesso aos dados e também trabalhos de conclusão de curso que envolvam seres humanos, devem ter seus projetos avaliados pelo CEP”, conclui Gisele.

 

SERVIÇO

 

A sala exclusiva do CEP do UNIFAGOC está situada nas salas 2 e 3 do prédio NESCOPE, localizado na Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, nº: 549, bairro Seminário. A estrutura física do CEP/UNIFAGOC é composta por uma secretaria e uma sala exclusiva para as reuniões.

 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Existem três formas de atendimento, são elas: presencialmente na secretaria do CEP; via telefone (32) 3539-5600, ramal: 287 ou pelo e-mail cep@unifagoc.edu.br.

 

A periodicidade das reuniões é mensal, sendo toda terceira quarta-feira do mês. Mais informações sobre o Comitê podem ser acessadas no site do CEP.