Curso de Jornalismo promove I Debate Político da Fagoc

O evento acontecerá no dia 21, a partir das 19h, no auditório da instituição

eleições 2016 Ubá

Reunir todos os candidatos à Prefeito de Ubá para um encontro de interesse coletivo. Essa é a ideia do Debate Político  - Jor, promovido pela disciplina Entrevista e Pesquisa Jornalística, do curso de Jornalismo da Fagoc. O debate acontece na quarta-feira, 21 de setembro, às 19h, no auditório da instituição e será transmitido ao vivo pelo Facebook.

“Estamos ensinando nossos alunos a elaborar uma entrevista, com base em pesquisa prévia de seus entrevistados e conteúdo pertinente ao público. E o contexto político atual, no Brasil, é assunto que demanda esclarecimentos”, explica a professora da disciplina, Ivi Monteiro.

Ela comenta ainda que, diante de tantas mudanças sofridas na lei eleitoral, hoje, os candidatos fazem campanha, praticamente, no que chamam de "boca a boca". Então, é de suma importância ofertar à comunidade acadêmica, bem como à população ubaense, esclarecimentos das propostas que cada um tem para o município. Ao todo, são 95 lugares disponíveis e para participar os interessados devem se inscrever neste link.

A aluna, Tainara Martinho, aguarda pelo debate para conhecer as principais linhas de governo de cada candidato e com isso identificar as características de um bom gestor municipal. “O debate será um desafio e vai mostrar a preparação de cada um que concorre a prefeitura de Ubá nestas eleições”, diz.

“É uma oportunidade desafiadora; ao mesmo tempo em que é uma ótima oportunidade de colocarmos em prática o que estudamos em sala de aula. Assumir essa responsabilidade é fundamental para o crescimento dos alunos envolvidos. Estou bastante satisfeita com esse trabalho”, conta a aluna, Andreza Martins.

Regras do Debate

O Debate Político – Jor iniciará às 19h com recepção dos candidatos e assinatura do aceite das regras do mesmo. Às 19h30 acontece o cerimonial e sorteio da ordem de lugar (ocupação) dos candidatos, sendo a primeira rodada de perguntas respondida pelo primeiro candidato sorteado.

Será composto de dois blocos: o primeiro com sorteio de temas e perguntas (previamente elaboradas pelos alunos do curso de jornalismo e pessoas que estiverem assistindo à transmissão ao vivo pelo facebook); e o segundo, com sorteio de candidatos a serem interpelados pelos seus adversários, separados por intervalo de 10min.

O primeiro bloco será composto de dois temas, com duas perguntas cada. Os candidatos terão dois minutos para responder e, sequencialmente ao comentário de cada participante, mais um minuto para se expressar. Ao final de cada tema, uma pergunta do público (com tema aberto) será sorteada e realizada para ser respondida com o mesmo critério. A ordem de manifestação sequenciará a ordem do sorteio inicial sendo sempre o candidato seguinte o primeiro a responder em novas rodadas de perguntas.

Haverá um intervalo de 10min e, em seguida, inicia-se o segundo bloco que será realizado com perguntas entre os pares, este com direito a réplica e tréplica.

O debate finda com um curto período para cada candidato se manifestar e fazer suas considerações.

Das penalidades do debate:

O candidato que não respeitar o tempo de resposta perderá 30 segundos em sua próxima oportunidade e aquele que fizer ofensas a algum dos pares perde o direito de manifestação na rodada seguinte.