Entenda o que é o Biotério do UNIFACOC e sua importância para a pesquisa e desenvolvimento científico


 

O Biotério do UNIFAGOC é instalação destinada à produção e manutenção de animais para atender às necessidades dos programas de pesquisa e de ensino, propiciando qualidade nos estudos experimentais. É local onde os animais são conservados em condições controladas, para posteriormente ser utilizados em diferentes áreas da ciência.

 

O profissional responsável pelo Biotério é o Médico Veterinário e neste espaço do UNIFAGOC, Elaine Nery de Araújo, é a atual Veterinária responsável técnica e explica que no Biotério os técnicos e pesquisadores executam procedimentos padronizados de acordo com as regras de biossegurança e com as investigações, com intuito de realizar estudos científicos. Os animais mais comumente utilizados nesses estudos são os camundongos, ratos e coelhos.

 

Elaine conta que a elaboração e construção do espaço teve início em 2018, e seu pleno funcionamento se deu em fevereiro deste ano, com estudo voltado para avaliação hepatoprotetora em camundongos.

 

Antes de iniciar qualquer projeto junto ao Biotério é importante que este seja enviado ao Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA) do UNIFAGOC, com o objetivo de manutenção da saúde e bem-estar dos animais. Após a aprovação junto ao CEUA, os animais adquiridos passam por período de quarentena, mantendo em temperatura, luminosidade e alimentação controladas, além das caixas limpas. Após este período os animais estão aptos a participar dos estudos ou aulas práticas”, explica a Veterinária responsável técnica.

 

Nery destaca que o responsável técnico pelo Biotério deve ser um Médico Veterinário, pois é o profissional responsável pelas ações relacionadas aos cuidados médicos veterinários e ao bem-estar dos animais utilizados em atividades de ensino e pesquisa científica, e também avaliar as condições sanitárias dos animais e de suas instalações.

 

IMPORTÂNCIA

 

A Veterinária responsável técnica ressalta que o emprego de animais de experimentação tem sido essencial para o desenvolvimento de fármacos, produtos biológicos, estudos de várias doenças, processos patológicos espontâneos ou induzidos, com padrões semelhantes ao observado em humanos, avaliações comportamentais, entre outros.

 

O Biotério e toda sua estrutura gera a oportunidade de engrandecimento para a pesquisa e desenvolvimento científico para a instituição e principalmente para a formação dos alunos de graduação e pós-graduação, onde os mesmos terão oportunidades de estudar mecanismos de doenças, inovações em diagnósticos e ainda estudos voltados a produção de novas terapias. É importante salientar que todos estes benefícios devem ser testados em modelos experimentais, e o Biotério do UNIFAGOC tem potencial para contribuir para estas pesquisas e tantas outras", conclui Elaine.