UNIFAGOC
Ex-aluna da Computação UNIFAGOC fala sobre sua trajetória acadêmica e inserção no mercado de trabalho
Publicado em 05/03/2021
por Developer Unifagoc
Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário UNIFAGOC, a ex-aluna Jenifer Vieira Toledo relembra sua trajetória acadêmica e fala sobre a sua inserção no mercado de trabalho após o curso superior.
A profissional conta que na época em que estudava no terceiro ano do ensino médio, o curso de Ciência da Computação não estava entre as suas primeiras opções, mas que ao conhecer a grade curricular ficou interessada e acabou se inscrevendo para a graduação.
"Durante a faculdade, eu segurava todas as oportunidades e muitas experiências aconteceram diante da minha força de vontade, já que eu era bem inocente e imatura profissionalmente e na área. Meu primeiro estágio, recordo que estava ainda no primeiro período, sabia que não tinha experiência nenhuma em nada de computação, mas fui lá e me candidatei com a cara e a coragem e consegui a vaga. Tive sorte em ter bons condutores na vaga para monitoria de laboratório, destaco Chistiano (Dine) e Rodrigo Leite do setor de TI naquela época. Também estagiei no UNIFAGOC no setor de marketing, onde aprendi muito com os colaboradores deste departamento, lembra Jenifer.
Após a graduação, a Cientista da Computação cursou especialização em Gerência de Projetos em Engenharia de Software, mas como queria seguir na área acadêmica, se mudou para Aracaju para dar início ao mestrado. Lá ela também trabalhou como analista de sistemas em uma empresa e posteriormente teve a oportunidade de lecionar.
“Estou aqui e lecionando como sonhei em uma grande universidade. Nesta instituição, também já fui coordenadora dos cursos de computação, trabalhei com inovações acadêmicas e metodologias ativas na Superintendência Acadêmica. Além disso, sou membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia da Informação e Comunicação – GPITIC/UNIT. Membro do Grupo de Pesquisa em Design e Evolução de Software – ASIDE/UFBA. E Editora Executiva da Revista Interfaces – área de Exatas e Tecnológicas – UNIT/SE. Atualmente atuo somente como docente, pois estou fazendo doutorado, relata a ex-aluna.
Após dez anos trabalhando em cargos voltados para a área da computação, Jenifer afirma que “há um mundo de oportunidades e vagas e que o mercado de trabalho só tende a crescer diante das necessidades. É uma das profissões que não faltam vagas para os profissionais qualificados”.
“Estou onde estou diante o percurso na área que iniciei na Instituição. Não só o curso, mas acredito que, o UNIFAGOC como um todo tem muito a oferecer: parcerias, iniciação científica, monitorias, estágios, revista científica, idiomas, enfim, a Instituição é um mundo de oportunidades, cabe cada aluno saber como aproveitá-las", conclui a egressa de Ciência da Computação do UNIFAGOC.