História de sucesso: ex-aluno de Ciência da Computação fala sobre sua vivência acadêmica, profissional e dá dicas aos alunos


 

Formando pelo curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC no ano de 2014, Danilo Migliorini Caneschi atua há mais de dez anos na área de tecnologia da informação e há pouco mais de um mês, realizou grande mudança em sua carreira, ingressou no Grupo Boticário como Developer Specialist, onde realiza o trabalho em home office.

 

Danilo conta que o fato de sempre ter computador, desde criança, despertou o desejo por conhecer mais a fundo sobre o funcionamento dos programas e equipamentos eletrônicos.

 

Não posso deixar de citar os jogos, sempre gostei de jogar. Quando comecei a graduação, não tinha o conhecimento do que de fato seria este curso, mas logo no início tive a certeza que estava no caminho certo”, afirma Caneschi.

 

O egresso diz que durante o seu ensino médio, foi realizada visita ao UNIFAGOC para conhecer mais sobre a instituição e os cursos ofertados.

 

Escolhi o UNIFAGOC por ser uma faculdade reconhecida e também por ofertar o curso de Ciência da Computação”, explica Danilo.

 

VIVÊNCIA ACADÊMICA

 

O ex-aluno conta que a sua trajetória no UNIFAGOC não foi fácil, pois passou por vários percalços durante o curso e que conciliar trabalho e faculdade não é simples, mas que vale muito a pena todo o esforço.

 

Durante o curso de Ciência da Computação fiz vários amigos, aprendi que o esforço do estudo vale a pena e abriu a porta para o meu primeiro emprego na área”, relembra o egresso.

 

Segundo Danilo, foi durante a graduação que conheceu o que é redes de computadores, banco de dados, gerenciamento de projetos, eletrônica e programação e os principais aprendizados que adquiriu ao longo da graduação foram a receita de bolo na disciplina de Algoritmo, a criação de antena wifi caseira, a criação de circuito eletrônico para ascender led, as aulas de programação e desenvolvimento web e também com o desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo o tema foi desafiador já que falou sobre Cluster e Data Guard com banco de dados Oracle.

 

São vivências incríveis de muito aprendizado que jamais esquecerei. O conhecimento adquirido durante o curso é muito importante, principalmente as disciplinas de Algoritmo, Lógica de Programação, Banco de Dados, Redes e Gerenciamento de Projetos. Ter conhecimento destas áreas é um diferencial, pois são requisitos exigidos pelo mercado de trabalho em empresas de tecnologia”, destaca Caneschi.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

 

 

 

O cientista da computação conta que seu primeiro emprego foi como design gráfico e exerceu essa função por dois anos, em 2012 iniciou na área que sempre quis, após ter enviado seu currículo para diversas vagas em várias empresas pedindo por uma oportunidade. Neste ano já estava cursando o 4º período do curso de Ciência da Computação.

 

Quando de fato ingressei em meu primeiro emprego numa empresa de tecnologia, comecei atuando como suporte técnico e aprendi muito a lidar com pessoas e a utilizar os softwares ofertados pela mesma. Com dedicação e muito estudo, conquistei um cargo após o outro, e com ele sempre novos aprendizados. Naquele momento cheguei ao meu objetivo, que foi tornar um desenvolvedor de software, no qual trabalhei com as tecnologias delphi e banco de dados firebird”, relata o ex-aluno.

 

Com o tempo, Danilo afirma que foi aprendendo outras tecnologias como java, spring, banco de dados mariadb, mongodb, redis, javascript, rabbitmq, infraestrutura com aws, entre outras, e que ter tais conhecimentos o tornaram profissional mais completo.

 

Atualmente trabalho como Developer Specialist no Grupo Boticário, onde se utiliza tecnologia de ponta e grandes projetos desafiadores. Atuo com as principais tecnologias, como java, groovy, kotlin, spring, micronaut, banco de dados mongodb, rabbitmq e aws”, aponta o egresso.

 

Danilo diz que no mercado de trabalho para o profissional formado em Ciência da Computação há espaço para todos, pois, no momento, há carência de profissionais em tecnologia não só no Brasil, mas no mundo todo, além de ser área que está em constante crescimento, já que se vive na era da tecnologia que cresce cada dia mais.

 

Ciência da Computação não é apenas para programadores, o mercado de trabalho carece de diversas áreas, como gestão de pessoas, gerenciamento de projetos, segurança da informação, devops (infraestrutura), etc. Há grandes oportunidades no mundo com altos salários para bons profissionais, podendo iniciar com salário de três mil e chegar a 20 ou 30 mil por mês. Salário é muito relativo e depende muito do profissional e da empresa onde atua”, afirma Caneschi.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

Sobre os próximos passos da carreira, o ex-aluno afirma que o crescimento profissional e pessoal não tem fim, que quer crescer muito dentro do Grupo Boticário e tem como objetivo trabalho como arquiteto de software.

 

Tenho ciência que não será fácil, que ainda preciso subir diversos degraus, mas o importante é saber o que se quer e batalhar por isso. Em segundo, quero me dedicar mais ao meu canal do YouTube, compartilhar conhecimentos com novas tecnologias e falar mais sobre micros serviços”, comenta o egresso.

 

DICAS

 

Caneschi deixa como dica para os alunos que ainda estão em formação no curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC para que se atentem a cursos que grandes empresas oferecem, ainda mais para o primeiro emprego, chamados bootcamps onde o interessado receberá treinamento voltado para área específica e fará prova ao final, os melhores serão empregados.

 

Estudem inglês, pois tem se tornado cada vez mais necessário. Cadastrem seus currículos no Linkedin, que é rede social voltada para o mercado de trabalho, há inúmeras vagas de emprego por lá. Fiquem antenados as mudanças de tecnologia, se atualizem e estudem sempre, tem surgido muita coisa boa. Estejam dispostos sempre a aprender, sejam proativos, humildes e busquem sempre se tornar o melhor profissional que possam ser, tenho certeza que irão alcançar seus objetivos e chegar muito longe”, finaliza Danilo.