I Encontro Acadêmico de Pedagogia Fagoc

Aconteceu, nos dias 13 e 14 de junho, o 1º Encontro Acadêmico do Curso de Pedagogia. O evento trouxe como temática "Os desafios dos profissionais de pedagogia no século XXI" e discutiu assuntos relacionados a mercado de trabalho, oportunidades na área e o papel atual dos pedagogos. A iniciativa contou com a preleção da professora Maria do Carmo Mello, do psicólogo Léo Martins Sampaio, da professora Josiane Almeida Segheto e do professor José Geraldo de Araújo.

Na foto: alunos Diego Vieira e Renan Santos; o professor e coordenador do evento, Eraldo Teixeira; o superintendente acadêmico, Marcelo Daibert; e a coordenadora do curso de Pedagogia, Adriana Mollica.

Na abertura do evento, o Hino Nacional foi executado em flauta transversal e violão pelos alunos Renan Santos e Diego Vieira, ambos de Pedagogia.

Clique aqui e confira todas as fotos e, no vídeo abaixo, assista ao registro da abertura.

A professora Maria do Carmo foi a primeira a conversar com os estudantes sobre o papel do profissional de pedagogia no cenário atual. Segundo ela, “é função do pedagogo, no mundo de tanta tecnologia, ressignificar os sonhos, a espiritualidade, o humano”, pontua.

O psicólogo, Léo Martins, falou sobre as perspectivas de mercado de trabalho para esses profissionais. Durante sua fala, reforçou que o sucesso de qualquer carreira só depende do posicionamento adotado em relação a profissão e as oportunidades. “A pedagogia tem enfoque na carreira de professor, mas existem muitas outras áreas que precisam ser exploradas por esse profissional que, em grande parte, pode agregar muito valor na busca por um retorno financeiro”, destaca. Segundo ele, o mercado de trabalho, principalmente em Ubá e região, almeja esse profissional. “A pedagogia tem muito que agregar no que diz respeito aos processos de aprendizado na área de treinamento e desenvolvimento nas empresas”, conclui.

No segundo dia do evento, a professora Josiane apresentou os processos pedagógicos do século XXI. Ela contou sua trajetória pedagógica nas escolas e mostrou os desafios da área. “É preciso doação! O caminho não é sempre fácil, mas é apaixonante”, disse.

Para encerrar o Encontro, o docente José Geraldo também falou sobre os desafios e oportunidades para o educador nos dias atuais. Ele destacou que a “formação do professor deve ser continuada e o aspecto teórico que é fornecido pela faculdade precisa se validar na prática. Esse encontro já é um primeiro passo”.