Psicologia Fagoc realiza I Mostra de Audiovisual

Família é tema de curtas produzidos pelos estudantes


 

O curso de Psicologia da Fagoc promove, entre os dias 20 e 24 de junho, a primeira Mostra de Audiovisual produzida pelos alunos de todos os períodos. Trata-se de um trabalho interdisciplinar em que os estudantes tiveram a missão de abordar, em vídeo, um determinado assunto sob a perspectivas de todas as disciplinas cursadas por eles durante o período. A temática proposta neste semestre foi família.

De acordo com a coordenação do curso, a ideia de produzir vídeo surgiu do objetivo de permitir que os alunos desenvolvessem a capacidade de transmitir informação em outras linguagens, que não a escrita. E o resultado de cada um dos 28 vídeos poderá ser conferido, na próxima semana, por toda comunidade acadêmica e público em geral. Cada produção terá mais de uma seção para permitir que o máximo de pessoas consiga participar. Vale destacar que, para os alunos da Fagoc, cada vídeo assistido equivale a 30 minutos de atividade complementar.

A exibição dos vídeos acontecerá nas salas 43 a 48, localizadas na parte externa do prédio 20C. Confira a programação completa e os horários de exibição…

 

Dia: 20 de junho – segunda-feira

Horários: 19h – 19h30 – 20h – 20h30 – 21h – 21h30

 

Casa da Criança
O universo das crianças que por abandono ou ordem judicial, vivem provisoriamente em abrigos é retratado neste documentário, mostrando que o conceito de família vai além do DNA biológico indo ao encontro de que família vem do DNA da alma.

Autores: Beatriz Rosa; Fabiana Silva; Gilsilene Ferreira; Kátia Cardoso; Maria Isabel; Mauro Júnior; Thayná Amorim.

O papel do binômio ‘Família-escola’ na formação da criança
O trabalho foi realizado em uma escola infantil e teve como objetivo mostrar a importância da família tanto no desenvolvimento da criança quanto em sua relação com a escola.

Autores: Jéssica Gomes; Letícia Pujoni; Luan Costa; Yuri Cazita.

A família está em crise
Como pessoas vivendo em uma determinada época, importa-nos analisar a crise que a família vive hoje. A crise atual tem múltiplas origens, mas todas elas decorrentes das grandes mudanças culturais e tecnológicas do nosso século. O documentário pretende expor situações que intriguem o relacionamento familiar.

Autores: Isabel Ferreira; Luiza Travassos; Marcela Soldati; Millena Nogueira; Nataly Prata; Raíssa Maciel; Thayná Pizziolo; Vanessa Peron.

Barriga solidária: um ato de amor ao próximo, não um negócio
Relato de uma mulher que gerou uma criança para um casal de amigos em prol de uma vida familiar feliz e saudável. Ato capaz de afetar famílias distintas e toda uma sociedade de forma subjetiva.

Autores: Bertone Barros Machado Reis; Patrícia Cecília de Melo Villas Boas.

Gravidez na adolescência: impacto na família
O vídeo retrata a história real de adolescentes que tiveram a gravidez precoce, expondo seus desafios, lutas e relações familiares.

Autores: Letícia Almeida; Thalia Barbosa; Fernanda Tilli; Bruna do Vale; Bárbara Ellen; Ronan de Oliveira; Pâmela Magalhães.

Família de dependentes químicos nos diversos contextos
Na tentativa de uma reflexão sobre o comportamento de dependentes químicos e seus familiares nos diversos contextos sociais, o documentário apresenta entrevistas com depoimentos de usuários de drogas, familiares, psicólogos e presidiários, convidando-nos a conhecer um pouco mais sobre o tema.

Autores: Aline Ribeiro; Ana Lúcia Oliveira; Bianca Freitas; Maria Gorete Barros; Larissa Matos; Rosilaine Gazola.

 

Dia: 21 de junho – terça-feira

Horários: 19h – 19h30 – 20h – 20h30 – 21h – 21h30

 

Família, um conceito subjetivo
Este documentário aborda a concepção de família percebida por idosos moradores de lares de longa permanência.

Autores: Natália Mariano Rodrigues; Lucas Fernandes; Thamirys Rodrigues; Patriny Gomides; Lara Abreu; Mirlaine Silva; Andréa Teixeira; Ranyele Vaz; Ludimila Andrade.

Família - diversidades
Este documentário explorou a diversidade de modelos familiares e a percepção social dos mesmos.

Autores: Amanda Zanini; Camila Ferro; Cassia Moreira; Lara Robert; Nayara Parma; Rayssa Franco; Roberta Silva; Saulo Gomes.

Gravidez na adolescência como novo formato de família
O documentário objetivou apresentar modelos tradicionais e atuais de família, debatendo diferenças e aproximações quanto às peculiaridades da gravidez na adolescência.

Autores: Bianca de Castro; Edivânia Cardoso; Francielly Filene; Graziele Patrício; Marcos Vinícius; Wilmar Martins.

Realidade invisível
O documentário baseia-se na vida de um morador de rua, relatando os vínculos construídos nessas condições. Através disso, uma leitura da vida desse, frente ao conceito de família e políticas sociais.

Autores: Rafaela Ferreira; Meire Gomes; Bruna Dias; Lorrayne Mikaelly; Lorena Contin; Larissa Taveira; Ralexeiviena Aparecida Pires.

A casa dos segredos
O curta relata a história de três adolescentes que sofrem de transtornos comportamentais criando dificuldades de se encaixarem na sociedade e de se aceitarem. Um segredo em comum liga a vida dos três jovens que os leva ao mesmo destino.

Autores: Carolina Navarro de Assis; Clarice Coutinho; Felipe Alexandre; Grace Kelly Costa Maria; Marcelo Gomes; Matheus Lopes; Ruan Bambino; Viviane Kênia.

Família Vieira
O documentário aborda a convivência familiar, a afetividade e a união familiar através do seu cotidiano.

Autores: Alessandra Vieira; Alexandra Ribeiro; Erica Cruz; Franklin Jefferson; Leiliane Moreira; Rafaela Santos; Tereza Cristina.

 


Dia: 22 de julho – quarta-feira

Horários: 19h – 19h30 – 20h – 20h30 – 21h – 21h30

 

Vidas em arte
O vídeo retrata o dia-a-dia do ‘Clube de mães da Apae’, mostrando seus desafios, envolvimento com a instituição e a alegria de ter uma criança ‘especial’ na família.

Autores: Larissa Fernandes; Dyanny Kerolein; Pollyana Coelho; Tania Aparecida Ribeiro; Roberta Maria do Nascimento; Cristiane Rodrigues Freixo; Adriana Clemente.

O empoderamento da mulher
O trabalho mostra histórias paralelas de empoderamento da mulher, e como ele vem se constituindo ao longo da história, transformando a dinâmica familiar.

Autores: Ana Carolina Ferreira; Gabriela Donadoni; Joyce Emilianna; Karla Dutra; Lana Silva; Rhaíssa Braga.

Como as famílias entendem as drogas?
O documentário trabalha o conceito de ‘drogas’ e como os indivíduos entendem este conceito, passando pela influência da família no processo de aprendizagem dos jovens frente a este tema. No final, conta com a fala de uma filósofa e um psicólogo especializado na área.

Autores: Caroline de Almeida Silva; Cátia Moreira; Laís Aparecida Ribeiro; Leon Dutra; Nayara Rodrigues Caetano; Sarah Davi; Cláudia Fófano.

O papel da família no processo de aprendizagem
O documentário aborda os possíveis conflitos entre família e escola decorrentes da expectativa e frustrações no processo de desenvolvimento da criança.

Autores: Caroline Coelli; Isabella Ferrão; Cindylaine Toledo; Jéssica Riguete; Larissa Martins; Gabrielle Freitas.

Familiarizando
Dez pessoas, algumas histórias paralelas, tudo se passa em um dia comum na vida de alguns moradores de uma cidade do interior. São histórias relativamente simples, que intercoladas constroem um enredo sobre como as famílias ‘lutam’ para se manterem todos os dias estando dentro ou não dos padrões.

Autores: Higor Casagrande; Emilia Mendes; Carlos Heitor Bragato; Cecília Reis; Letícia Cristina; Larissa Irene; Laura de Castro.

Dia: 23 de julho – quinta-feira

Horários: 19h – 19h30 – 20h – 20h30 – 21h – 21h30

Casos e casos de família
O audiovisual trata do tema família através de um talk show, explorando diferentes tipos de família: pontos de diferenças e de aproximação.

Autores: Bárbara Silva; Eduardo Lima; Franklin Toledo; Geraldo Carneiro; Ingrid Galone; Joana Lopes; Nathália Marques; Wedne Silva; Ygor Mattos.

Filhos do coração
A adoção: suas motivações e dificuldades.

Autores: Luana Moreira da Silva; Khésia Agricio; Priscila Silva de Oliveira; Mariana Honorato; Alan Robert.

Convivendo com a esquizofrenia
Este documentário explora o relato de um jovem, com diagnóstico de esquizofrenia e suas percepções acerca das dificuldades vividas.

Autores: Renan Marques; Valdinirio Pires; Silvana Soares; Cleidiane Soares; Anna Paula Natalino; Anna Karolline Natalino; Cátia Maria Moreira.

Alienação Parental
A alienação parental: aspectos das relações estabelecidas e seus impactos no quadro da ansiedade.

Autores: Alessandro Pierassol; Jhonathan Feital; Kátia Aparecida de Souza; Luciana dos Santos Montini; Larissa Quintão; Patrícia de Oliveira Cardoso; Márcia Magalhães; Lucas José Paes.

Somos mães, em épocas diferentes
Neste documentário foram abordados pontos de aproximação e diferenças acerca da maternidade em diferentes faixas etárias.

Autores: Andyara Dias; Frankly Vieira; Lorena Tonieto; Rafaela Tolomeu; Roberto Filho; Romário Machado.

 

Dia: 24 de julho – sexta-feira

Horários: 19h – 19h30 – 20h – 20h30 – 21h – 21h30

Família X dependência química
O documentário aborda a realidade de diferentes famílias diante da dependência química de um de seus membros e a atuação de um grupo de apoio aos familiares.

Autores: Ana Carolina Costa; Diovanna Delazari; Créscia Lima; Giovanna Paiva; Gilberto Barbosa; Ludimila Magalhães; Marcos Luiz; Rayane Massardi.

A família e seus caminhos
A Síndrome de Down é apresentada neste documentário, retratando os impactos emocionais que a família recebe e sua reestruturação e adaptação com o novo membro familiar.

Autores: Amanda Antonietto; Fabiana Heloísa; Francielle Priscila; Jackson Lima; Juliana Brugiolo; Luana Meireles; Mariany Millione.

Diversificação do modelo familiar
O documentário abordou a relação entre família e cultura ‘pop’.

Autores: Ivaldo Neto; Yasmin Lopes; Júlia Braz; Marcus Vinícius; Luísa Nogueira; Syndel Araújo; Ana Paula Fritz.

Filhas da avó
O documentário aborda as características de famílias transgeracionais.

Autores: Bruna Marques; Débora Rodrigues; Gisele Lopes; Jonathan Allyson; Jordana Batista; Laricy Soares; Tainara Souza.

Tons de Família
Através de depoimentos pessoais, a concepção de família e o valor para suas vidas é abordado neste documentário buscando levar o telespectador um outro olhar sobre o tema por sensações diversas.

Autores: Jardel Bento; Marcella Vieira; Maria Paula Cortez; Naiany Simões; Natália Magalhães.