UNIFAGOC e Fupac solicitam conjuntamente avaliação à Prefeitura de Ubá para autorização de aulas práticas a partir de 1º de julho

Na tarde da última quarta-feira, 17 de junho, representantes do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho – UNIFAGOC, e da Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac) se reuniram com o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, para protocolarem conjuntamente a solicitação de avaliação por parte da Prefeitura para autorização das aulas práticas nas duas Instituições de Ensino Superior a partir do dia 1º de julho de 2020. Leia o ofício na íntegra aqui.

Durante o encontro, o UNIFAGOC apresentou ainda o PROGRAMA DE REPOSIÇÃO DAS AULAS E ATIVIDADES PRÁTICAS PRESENCIAIS com o Plano e os Protocolos de Segurança de Saúde a serem adotados caso haja a liberação pela autoridade municipal para o início das reposições das aulas e atividades práticas referentes ao 1º semestre letivo de 2020. O material foi elaborado em conformidade com as melhores práticas e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Confira-o completo aqui.

O documento reivindica ainda a inclusão da Instituição no art. 4º do Decreto Municipal nº 6.393, de 15 de maio de 2020, que “dispõe sobre o funcionamento de atividades econômicas no Município de Ubá, durante o período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, consoante às diretrizes estabelecidas pelo Plano Minas Consciente”.

A reunião contou com a presença do vice-reitor do UNIFAGOC, Leonardo Rodrigues Belo Couto; do pró-reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional, Marcelo Santos Daibert; do diretor administrativo da Medicina UNIFAGOC, Dr. Ricardo Furtado Carvalho; da Referência Técnica Regional em Urgência e Emergência da GRS-Ubá, membro do Comitê Regional de Enfrentamento a Agravos Epidemiológicos e Diretora de Enfermagem do UNIFAGOC, France Coelho; e do Diretor da Fupac/Ubá, Wagner Inácio Freitas Dias.

MOTIVOS PARA AUTORIZAÇÃO

A iniciativa do UNIFAGOC e da Fupac está baseada em uma autorização já concedida para outras instituições de ensino em Belo Horizonte por exemplo para a retomada das aulas práticas após uma negociação entre IES, Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Professores e Ministério Público.

Além disso, conforme o ofício, observa-se que, neste momento, o contágio pelo novo coronavírus na cidade Ubá está controlado, inclusive, com baixo número de uso dos leitos hospitalares disponíveis. Por meio de protocolos de utilização dos ambientes educacionais e medidas de segurança sanitária, as duas Instituições garantiriam locais institucionais seguros e saudáveis no contexto da COVID-19, bem como a conclusão integral do 1º semestre letivo de 2020 antes do início do próximo, previsto para 10 de agosto no UNIFAGOC.

FUNCIONAMENTO

Caso a autorização seja cedida pela Prefeitura, a reposição das aulas e atividades práticas seria antecipada para 1º de julho, devendo acontecer de segunda a sábado, com fluxo diário diurno de no máximo 250 alunos e noturno de 300 no UNIFAGOC.

Toda a comunidade acadêmica será informada previamente com os detalhes e cronogramas de reposições de seus cursos assim que a solicitação para autorização pela Prefeitura seja deferida. Enquanto isso, as diretrizes já apresentadas pelos Diretores de Curso do UNIFAGOC em lives realizadas nos dias 1º, 2, 3 e 10 de junho continuam em vigor.