Odontologia
Ação social do curso de Odontologia leva cuidado humanizado aos idosos do Asilo São Vicente de Paulo
Publicado em 05/11/2025
por Aline Ceolin

Com o compromisso de formar profissionais completos, daqueles que entendem que saúde começa no acolhimento, os estudantes do 2º período do curso de Odontologia UNIFAGOC participaram, no dia 31 de outubro, de vivência prática transformadora no Asilo São Vicente de Paulo.
Confira a galeria AQUI.
A atividade integrou o Projeto de Extensão em Atendimento Humanizado, reforçando uma das marcas registradas do curso: unir teoria, prática e sensibilidade em cada etapa da formação.
Sob supervisão da professora Larissa Abranches, os alunos levaram alegria, cuidado e interação aos idosos da instituição, em tarde marcada por afeto, aprendizado mútuo e o tipo de experiência que molda o olhar clínico e humano do futuro profissional.
APRENDIZADO QUE ABRAÇA A PRÁTICA
A ação contou com estações temáticas como teatro, música, dança, fisioterapia, contação de histórias e outras atividades, criadas para estimular o bem-estar físico, emocional e social dos residentes. Entre conversas, risadas e muita troca, os estudantes colocaram em prática os conhecimentos discutidos em sala de aula, fortalecendo a habilidade de enxergar o paciente de forma integral.
Além de destacar a importância dessa integração entre técnica e acolhimento, a professora Larissa, que acompanhou de perto todas as atividades, explica o propósito do projeto.
“Com muito carinho e orgulho, estivemos com nosso querido curso de Odontologia para a culminância de atividade teórica e prática dentro do Asilo São Vicente de Paulo com os nossos amados idosos. Esse Projeto Extensionista II trabalha o atendimento humanizado e as abordagens inclusivas no âmago da saúde, buscando um atendimento holístico, preconizado na humanização e na inclusão”, explica a docente.

VIVÊNCIAS QUE MARCAM A FORMAÇÃO
Para os estudantes, a atividade foi mais do que exercício técnico, foi um encontro de gerações, histórias e aprendizados que não cabem nos livros, mas transformam profundamente a formação.
A experiência impactou a turma. A aluna Lívia Reis destaca a importância da vivência para fortalecer o que é aprendido na teoria.
“Ter a experiência de conviver com os idosos, aprender com eles, colocar em prática o atendimento humanizado que tanto vimos em sala de aula, nos divertir, ouvir histórias, dar carinho e atenção, foi muito importante para todos nós. Tivemos várias estações como teatro, dança, música, fisioterapia, contação de caso. Todos ficaram muito envolvidos e ansiosos. Sabemos da importância desse cuidado integral. Em nome do segundo período, agradeço imensamente à professora Larissa e às responsáveis pelo Asilo por nos receberem com tanto carinho”, conta Lívia.
Mais do que atividade acadêmica, a experiência reafirma que excelência se constrói com prática, sensibilidade e compromisso, valores que atravessam gerações e permanecem firmes no DNA do UNIFAGOC.

