Odontologia
Dentista precisa de registro? Entenda o que é o CRO
Publicado em 05/08/2025
por Goya Conteúdo Agência

Pensando em seguir a carreira como dentista? Se sim, vale destacar que, antes de começar a atuar, é importante saber que essa é uma profissão regulamentada e, como em outras áreas da saúde, exige registro oficial – mas isso não precisa ser nenhuma dor de cabeça!
Para atuar legalmente como dentista no Brasil, é obrigatório estar registrado no CRO (Conselho Regional de Odontologia). Felizmente, o processo para obter o registro é acessível e pode ser solicitado logo após a conclusão da graduação em Odontologia.
Para que você entenda mais sobre como funciona o CRO, o blog do UNIFAGOC preparou um conteúdo explicativo com detalhes sobre o registro – e como solicitá-lo. Continue a leitura e prepare-se para entrar no mercado com tudo em dia!
O que é o CRO?
Ligado ao CFO (Conselho Federal de Odontologia), que é o órgão máximo da profissão no país, o CRO (Conselho Regional de Odontologia) é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar a atuação dos profissionais de Odontologia em cada estado brasileiro.
Como o CRO é organizado por estados, ao se mudar e desejar continuar exercendo a profissão, o dentista deve solicitar a transferência da inscrição para o conselho regional do estado de destino.
De modo geral, o principal objetivo do CRO é garantir a ética, a qualidade e a segurança no exercício da profissão, seja para profissionais ou para pacientes. E tudo isso é previsto na legislação: a Lei n.º 4.324/64 instituiu o CFO e os CROs, enquanto a Lei n.º 5.081/66 regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil.
O CRO é obrigatório para dentistas?
Sim, o registro no CRO é obrigatório por lei para que o dentista/cirurgião-dentista possa exercer a profissão legalmente no Brasil, independentemente do local de atuação: clínicas, hospitais, consultórios, concursos públicos ou convênios.
Além de ser uma exigência legal e ser importante para que o profissional haja de acordo com a legislação, o CRO também dá credibilidade ao trabalho e ajuda a proteger os pacientes contra práticas indevidas.
Sem o CRO:
- Você não pode atender pacientes de forma remunerada;
- Não pode abrir consultório nem assinar contratos como profissional da saúde;
- Pode responder por exercício ilegal da profissão, o que é crime.
Estudantes precisam de CRO?
Durante o curso de Odontologia, o estudante não precisa de registro no CRO para participar de aulas práticas e estágios supervisionados.
No entanto, lembre-se de que é proibido atender pacientes de forma autônoma ou com fins lucrativos antes da conclusão da graduação e do registro profissional.
Como tirar o registro no CRO?
Após concluir a graduação em Odontologia, o próximo passo é solicitar o seu registro profissional. Para isso:
- Solicite o diploma ou certidão de conclusão de curso na sua faculdade;
- Acesse o site oficial do CRO do seu estado (como o CRO-MG, CRO-RJ, CRO-SP etc.);
- Verifique a lista de documentos exigidos (geralmente inclui diploma, RG, CPF, foto 3×4, comprovante de residência etc.);
- Pague a taxa de inscrição e, depois, a anuidade profissional;
- Aguarde a análise e aprovação do conselho;
- Após a validação, você estará legalmente habilitado a atuar como dentista em território nacional.
É possível solicitar uma inscrição provisória, se ainda estiver aguardando o diploma, e depois fazer a conversão para a inscrição definitiva.
Qual a importância do CRO na carreira do dentista?
Além de ser uma exigência legal, o CRO desempenha um papel fundamental na carreira do profissional:
- Regula o exercício ético da profissão;
- Possibilita o acesso a concursos e oportunidades públicas e privadas;
- Ajuda a coibir práticas ilegais e proteger a imagem da profissão;
- Mantém o profissional integrado à comunidade odontológica de seu estado.
Comece a sua carreira como dentista no Melhor Centro Universitário de Minas Gerais, o UNIFAGOC!
Que tal começar a sua carreira de sucesso na Odontologia com uma instituição que prepara você para o mercado?
Destaque nos índices de avaliação do Ministério da Educação (MEC), o UNIFAGOC conta com uma formação de excelência, infraestrutura moderna, laboratórios equipados, clínica-escola e professores experientes que preparam o dentista para todos os desafios da profissão, inclusive para conquistar seu registro no CRO.
Ao escolher o UNIFAGOC, você estuda no Melhor Centro Universitário de Minas Gerais, e que tem o foco na prática desde os primeiros períodos e uma proposta pedagógica conectada às exigências do mercado.
Saiba mais sobre o curso de Odontologia Diurno aqui e Odontologia Noturno acessando aqui!
