Odontologia
Professor Braz Durso lança livro no UNIFAGOC e reforça protagonismo internacional na odontologia
Publicado em 18/09/2025
por Stéfany Peron

O curso de Odontologia do UNIFAGOC realizou, no auditório da instituição, a cerimônia de lançamento do livro “DTM, Bruxismo e Odontologia do Sono”, do professor Braz Campos Durso. Reconhecido no Brasil e no exterior como referência no tratamento das disfunções temporomandibulares e da dor orofacial, Durso reforçou a importância de iniciar essa jornada de lançamentos no local onde atua como docente.
“É muito importante começar essa rotina de lançamentos no lugar onde eu trabalho, que me traz gratidão e satisfação. Além disso, os alunos têm a possibilidade de estudar pelo livro de um professor que eles conhecem, o que gera um impacto muito significativo na formação deles”, destacou o professor.
O evento reuniu professores do curso, alunos, egressos, além de profissionais de Ubá e da região. Para a diretora do curso de Odontologia, Dra. Liliane Carvalho, ter um docente com a trajetória de Durso é motivo de orgulho.
“Isso mostra a qualidade do nosso corpo docente. O professor escreveu uma obra que já é referência em tratamento de desordens temporomandibulares e dor orofacial, sendo reconhecido no Brasil e internacionalmente. E o nosso aluno tem esse contato direto com ele aqui no curso”, afirmou.
A programação também contou com duas palestras sobre o uso de canabinoides no tratamento da dor na odontologia, ministradas pelo Dr. Leonardo Metello e pela Dra. Emília Delarmelina, que apresentaram os avanços mais recentes da área.
“Como é um tema ainda recente, foi muito importante os alunos terem acesso a esse conhecimento. Hoje, quando a ciência apresenta essas evidências, fica clara a relevância da canabinologia no controle da dor”, ressaltou Metello.
A Dra. Emília complementou destacando a relevância de manter a mente aberta às inovações.
“Nós, que amamos a odontologia, precisamos estar sempre atualizados. E em Ubá, temos o privilégio de contar com um profissional da categoria do professor Durso no corpo docente do UNIFAGOC, o que é uma honra enorme”.
O lançamento marcou não apenas a celebração de uma obra científica de grande relevância, mas também reafirmou o compromisso do UNIFAGOC em oferecer uma formação de excelência, conectada ao que há de mais atual no cenário nacional e internacional da odontologia.