Odontologia
Professora do UNIFAGOC ministra aulas de Endodontia em Portugal e compartilha trajetória de destaque na Odontologia
Publicado em 15/07/2024
por Aline Ceolin

A professora do curso de Odontologia do UNIFAGOC Lívia Neri, acaba de retornar de experiência internacional marcante. A docente ministrou aulas de Endodontia em uma Instituição de Ensino em Portugal, levando seu conhecimento e a excelência da formação do UNIFAGOC para o cenário europeu.
Especialista em Endodontia e Implantodontia, Lívia compartilhou com estudantes e profissionais portugueses técnicas avançadas e abordagens humanizadas no tratamento endodôntico, área da Odontologia que lida diretamente com a saúde da polpa dentária e o tratamento de canal.
Natural de Cataguases (MG), Lívia formou-se em Odontologia pela UNIFENAS em 2003 e, em 2019, concluiu o mestrado em Endodontia, período em que iniciou sua trajetória na docência. Atualmente, atua como professora do curso de Odontologia do UNIFAGOC, além de ser coordenadora de cursos da área, presidente da Câmara Técnica de Endodontia do CROMG, membro da Sociedade Brasileira de Endodontia e speaker da multinacional Bondent América Latina.
Com mais de 20 anos de atuação na área, a professora alia experiência clínica e dedicação à formação de novos profissionais. Também é sócia-proprietária da Prisma Odontologia Superior, clínica e escola de pós-graduação que tem como propósito disseminar conhecimento técnico de alto nível e promover uma visão mais sensível sobre o cuidado odontológico.
“Busco despertar no dentista um olhar mais humano sobre o paciente e a dor. Quando o profissional está devidamente treinado e qualificado, ele se torna mais eficiente e contribui para que o tratamento endodôntico seja uma experiência mais positiva para o paciente”, destaca a professora.

Antes de se dedicar exclusivamente à docência, Lívia atuou por 14 anos no serviço público, em programas de saúde bucal do SUS e no Centro de Especialidades Odontológicas, experiência que reforçou seu compromisso com o acesso à saúde e a valorização da Odontologia como instrumento de transformação social.
“A docência me possibilita contribuir também na formação técnica e humana desses profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho. É uma forma de ampliar o alcance do cuidado e de transformar a odontologia em uma ferramenta real de qualidade de vida”, completa a docente.
Reconhecida no Brasil e no exterior, Lívia Neri segue expandindo horizontes e inspirando novos profissionais a enxergar a Odontologia como ciência, arte e propósito — agora com o olhar voltado também para a troca de experiências entre universidades brasileiras e europeias.
