Odontologia
Projeto de extensão da Odontologia UNIFAGOC realiza atendimentos gratuitos para alunos da APAE Ubá
Publicado em 19/11/2024
por unifagoc
A atividade de extensão possibilita o acesso a tratamentos variados para pacientes com necessidades especiais e contribui para a formação de profissionais de excelência.
Alunos do curso de Odontologia do UNIFAGOC estão transformando vidas e ampliando suas habilidades profissionais com o projeto de extensão Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais. Desde o início do segundo semestre de 2024, essa iniciativa oferece, de forma gratuita, tratamentos como limpeza, restaurações, extrações e procedimentos de periodontia e endodontia na Clínica Escola. Em parceria com a APAE, o projeto garante acesso a cuidados essenciais e promove a educação em saúde bucal.
A professora e coordenadora do projeto de extensão, Stefânia Werneck, conta que a iniciativa surgiu a partir da necessidade da Clínica Escola de oferecer um ambiente mais acolhedor para o grande volume de pacientes com deficiência que procuram atendimento odontológico.
“Esse projeto era um desejo antigo do nosso curso, que nós conseguimos iniciar neste segundo semestre de 2024. O nosso público é composto por pacientes que vêm até a nossa clínica escola e também por conta da nossa parceria com a APAE de Ubá”, declara Stefânia.
O espaço da Clínica Escola tem todos os recursos necessários para atender pacientes com dificuldades de mobilidade e realizar desde procedimentos mais simples até tratamentos mais complexos. Tudo isso com supervisão dos professores, que orientam os atendimentos e ajudam os alunos a definir o melhor plano de tratamento para cada paciente.
Para o primeiro semestre de atividades, as coordenadoras do projeto procuraram a Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE) para avaliar a possibilidade de ceder alguns alunos para esses atendimentos gratuitos, iniciativa que a associação acolheu de prontidão.
A APAE foi a instituição escolhida por ter uma alta demanda de alunos com deficiência que precisam de um atendimento odontológico mais complexo. A associação tem uma dentista que atua com atendimento a nível de atenção primária, mas o acesso dos alunos a tratamentos como endodontia e implantes ainda é uma dificuldade.
Em razão da alta demanda, foi realizada uma triagem para identificar os casos de maior urgência para o tratamento. Hoje, o projeto tem uma lista de espera, mas os planos para 2025 incluem aumentar o número de atendimentos a esses pacientes.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Os atendimentos realizados na Clínica Escola UNIFAGOC possibilitam a capacitação profissional dos estudantes do curso de odontologia e também o acesso a tratamentos odontológicos mais complexos para pacientes que não teriam condição de receber esses cuidados de saúde bucal em outros contextos.
“Esses pacientes vêm aqui para serem tratados, porque nem sempre eles costumam ter um tratamento eficaz em consultórios, seja por questão de mobilidade ou até mesmo por algumas limitações mecânicas e motoras. Então a gente tem esse atendimento aqui, a nossa clínica tem toda uma infraestrutura”, declara Luiz Phellipe Silva, aluno do décimo período.
Para os alunos, essa é uma experiência enriquecedora para a vida profissional, pois eles não apenas colocam em prática os conhecimentos e técnicas da odontologia, como também aprendem a realizar um atendimento humanizado, o maior diferencial dos profissionais de excelência que o UNIFAGOC forma.
“Aqui no projeto nós realizamos diversos procedimentos, desde uma limpeza com profilaxia, a extração, implante e tratamento de canal. Esse projeto é de grande valia para a nossa formação e para a comunidade. Para ofertar esse tipo de serviço para uma população que muitas vezes não tem acesso lá na comunidade”, comentou o aluno do oitavo período, Thiago Malta.
RETORNO PARA A COMUNIDADE
A parceria com a APAE é apenas um dos projetos realizados na clínica-escola UNIFAGOC. O espaço é dedicado à ação extensionista e de estágio supervisionado do curso de Odontologia, que incentiva os alunos a saírem do ambiente acadêmico e aplicarem seus conhecimentos em benefício da comunidade.
As atividades de extensão são um dos pilares do Ensino Superior no Brasil e contribuem para a formação de profissionais mais qualificados, éticos e preparados para servir à sociedade. Os atendimentos são gratuitos para qualquer pessoa da sociedade e são realizados por meio de agendamento presencial ou pelos telefones 3531-9309 e 99905-6391.
Muito além da saúde, o projeto também promove a autoestima e uma maior qualidade de vida para os pacientes atendidos. A dentista responsável pelo atendimento primário na APAE Ubá, Thamires Inácio, conta que um dos alunos realizou um implante de dente anterior através do projeto e recuperou a autoestima e a confiança de sorrir.
“Os atendimentos na clínica escola do UNIFAGOC vão muito além de consultas básicas, servem para mostrar que os pacientes com necessidades especiais também podem ser incluídos e respeitados. Tive a oportunidade de acompanhar os acadêmicos em algumas consultas, e fiquei extremamente satisfeita em saber que o cuidado é integral, eles acolhem o paciente por inteiro. Isso faz com que a ida ao dentista deixe de ser algo traumático, e passe a ser algo prazeroso e divertido. E é ótimo saber que estão recebendo um atendimento de alto nível, com uma infraestrutura excelente de forma gratuita”, comenta Thamires.