Odontologia
Projeto de Extensão em Odontologia Hospitalar do UNIFAGOC transforma a formação acadêmica e o cuidado com pacientes em UTI
Publicado em 03/02/2026
por Aline Ceolin

O curso de Odontologia do UNIFAGOC oferece diversas oportunidades de extensão que ampliam a formação acadêmica e aproximam os estudantes da prática profissional. Entre elas, o projeto de extensão em Odontologia Hospitalar se destaca por permitir contato direto com técnicas e procedimentos que, em muitos casos, são vivenciados apenas em cursos de especialização.
Desenvolvido no Hospital São Vicente de Paula, o projeto alia ensino, responsabilidade social e cuidado humanizado, reafirmando o compromisso institucional de formar profissionais qualificados e contribuir de forma concreta para a melhoria da saúde da comunidade.
INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE
A Odontologia Hospitalar é um projeto de extensão do curso de Odontologia do UNIFAGOC que oferece atendimento gratuito à comunidade. Pioneira em Ubá, a iniciativa proporciona cuidado seguro e acompanhamento adequado aos pacientes internados, ao mesmo tempo em que insere os alunos em ambiente real de atuação profissional.
Enquanto os estudantes vivenciam a prática clínica em contexto hospitalar, os pacientes recebem atendimento humanizado, realizado em conjunto com a equipe multiprofissional do hospital. O projeto amplia o alcance do ensino, ultrapassando os muros da Instituição e chegando a quem mais precisa.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Segundo a diretora do curso de Odontologia do UNIFAGOC, professora Liliane Carvalho, o projeto tem como objetivo inserir os acadêmicos no ambiente hospitalar desde a graduação.
“O Projeto de Odontologia Hospitalar em parceria com o Hospital São Vicente de Paula consiste em inserir os nossos acadêmicos dentro do ambiente hospitalar para promover higiene bucal dos pacientes internados. A Odontologia Hospitalar é uma área em constante crescimento e, muitas vezes, o aluno só tem contato em cursos de especialização ou de pós-graduação. Aqui no UNIFAGOC, ele já começa a ter contato com essa área na graduação”, destaca a diretora.

De acordo com a professora, a experiência permite que o estudante conheça diferentes possibilidades de atuação profissional ainda durante o curso.
“Isso permite que o aluno também saiba a sua escolha profissional após se formar. Ele tem contato com a área, consegue ver se está dentro do que almeja para a sua vida profissional, tendo a oportunidade de vivenciar isso na prática”, completa Liliane.
APRENDIZADO HUMANIZADO
Além do desenvolvimento técnico, o projeto contribui para a formação humana dos alunos.
“O aluno que trabalha nesse projeto de extensão tem a oportunidade de desenvolver outras habilidades, como trabalhar em equipe. Lidamos com a equipe médica, da enfermagem, da fisioterapia, aprendemos a fazer atendimento muito mais humanizado, nos colocando no lugar do paciente que necessita desse cuidado. É um aprendizado que vai muito além das técnicas e habilidades da Odontologia, é aprendizado de vida para todos nós”, afirma a diretora.

Liliane também ressalta a rotina de atuação no hospital.
“Estamos no hospital todas as manhãs realizando cuidados de higiene bucal aos pacientes internados na UTI. Para os nossos alunos, é oportunidade única participar dessas atividades em ambiente hospitalar, algo raro nos cursos de graduação do nosso país. É uma alegria participar desse projeto e poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, reforçando o compromisso da Instituição com a sua responsabilidade social em elevar os parâmetros de saúde da nossa região”, explica a docente.
PARCERIA INSTITUCIONAL
A parceria com o Hospital São Vicente de Paula é apontada como fundamental para o sucesso da iniciativa. Para o médico Lucas Magalhães, o projeto impacta diretamente a qualidade do atendimento prestado.
“Essa parceria é muito importante, pois os alunos têm a oportunidade de trabalhar o atendimento humanizado com esses pacientes que estão em condição crítica. Com essa assistência, eles conseguem ter desfecho muito melhor durante a internação e uma condição de alta melhorada. Tudo isso tem melhorado bastante o nosso serviço”, afirma Lucas.
VIVÊNCIA DOS ALUNOS
Para os estudantes envolvidos, a participação no projeto representa um diferencial na formação acadêmica. O aluno do curso de Odontologia do UNIFAGOC, Diego de Oliveira, destaca as possibilidades que se abrem a partir da experiência.
“Acredito que esse projeto abre uma porta, um leque e opção de especialização, de pós-graduação, até mesmo na área”, comenta Diego.

O aluno Thiago Malta também ressalta a importância da vivência prática.
“Estou tendo essa oportunidade de, ainda na graduação, estar nesse ambiente hospitalar, aprendendo e desenvolvendo outras habilidades”, afirma Thiago.
VISÃO INSTITUCIONAL
O vice-reitor do UNIFAGOC, Leonardo Couto, reforça o caráter coletivo e multidisciplinar da iniciativa.
“Esse é um trabalho claro da nossa Instituição, somar forças de forma multidisciplinar para atender as demandas da nossa cidade. Agradeço imensamente à direção do Hospital São Vicente de Paula por entender e nos ajudar nesse processo”, destaca o vice-reitor.
Segundo Leonardo, o projeto tende a se expandir no futuro.
“Não tenho dúvidas de que outros profissionais poderão trabalhar nessa equipe multidisciplinar, como a fisioterapia, a fonoaudiologia e a terapia ocupacional. Juntos, criamos força para melhorar a saúde da nossa cidade”, conclui Couto.
Com iniciativas como o projeto de extensão em Odontologia Hospitalar, o UNIFAGOC reafirma seu compromisso com formação acadêmica sólida, alinhada às necessidades sociais e às demandas contemporâneas da área da saúde.
Saiba mais sobre o Projeto AQUI.
Odontologia Hospitalar do UNIFAGOC como Projeto de Extensão e Responsabilidade Social:
