Odontologia
Sorrisos que geram sorrisos: projeto de extensão da Odontologia UNIFAGOC oferece reabilitação total sobre implante em mandíbula a pacientes carentes
Publicado em 11/07/2024
por Aline Ceolin

Atualmente no curso de Odontologia do UNIFAGOC, existem quatro projetos de extensão em andamento e um deles é o “Sorrisos que geram sorrisos”, projeto de extensão em implantodontia, onde os alunos desenvolvem habilidades e competências referente as reabilitações bucais com implante dentário.
Os atendimentos, realizados na Clínica Odontológica – Núcleo do Câncer do UNIFAGOC, são voltados a pacientes carentes que tem a oportunidade de ter de volta a estética, a função, mastigação, e principalmente a melhora na autoestima.
IMPACTO MÚTUO
O Coordenador do Projeto Extensão, professor Marcelo de Carvalho, explica que para ingressar no Projeto, o aluno passa por processo de avaliação e que os estudantes realizam todas as fases do tratamento desde o planejamento, execução das cirurgias de instalação dos implantes até a reabilitação final.
“Este projeto tem impacto altamente positivo na qualidade de vida destes pacientes. E faz com que os alunos desenvolvam competências em reabilitação oral, aumentando os conhecimentos nas áreas de farmacologia, cirurgia oral menor e de instalação de implantes, periodontia, prótese dentária e oclusão. Além disso o contato com todo processo desde o ato cirúrgico e o acompanhando o pós-operatório é extremamente didático”, ressalta o docente.
EXPERIÊNCIA
O acadêmico Vinicius Carvalho da Conceição faz parte deste projeto e afirma que o que o motivou a participar foi a oportunidade de realizar casos complexos nas áreas de cirurgia e prótese, além de obter mais experiência clínica e reabilitar pacientes extremamente necessitados.
Para Vinícius, os aprendizados mais importantes que construiu ao logo do projeto são planejamento, estudo da dimensão vertical, relação cêntrica e dimensão vertical de oclusão, análise de exames complementares como radiográfico e de sangue, princípios cirúrgicos e reabilitação com próteses imediatas.
“O projeto de extensão contribui positivamente para o exercício da minha cidadania. Pude ter a experiência de mudar completamente a vida de uma pessoa, proporcionando maior qualidade de vida. Essa participação nos torna mais preparados, pois podemos ter a oportunidade de planejar e executar casos difíceis e realizar uma breve discussão em grupo antes da cada cirurgia para que todos os participantes estejam a par dos casos”, destaca o acadêmico.
ATENDIMENTOS
Marcelo aponta que até o momento, foram 24 pacientes acolhidos, sendo 18 atendidos com reabilitação total superior e inferior, sendo inferir prótese fixa sobre implante e que a maioria ainda está em tratamento. O docente salienta ainda que estes tratamentos fazem parte de amostra de pesquisa clínica, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).
“Como professor digo que fiquei extremamente feliz com o desenvolvimento dos alunos do projeto! Da experiência que trago como professor em pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado, falo que o desenvolvimento dos alunos do projeto foi surpreendente. Fiquei encantado com o comprometimento, seriedade, profissionalismo e o carinho com que eles tratam nossos pacientes”, destaca o coordenador.


