Pedagogia

Acolhimento e respeito às diferenças é tema de roda de conversa com alunos da Pedagogia e Psicologia UNIFAGOC

Publicado em 07/05/2025
por Aline Ceolin

 

No dia 30 de abril, estudantes dos cursos de Pedagogia e Psicologia do UNIFAGOC participaram de roda de conversa com o tema: “Construindo Pontes: Acolhimento, Convivência e Diferença“, conduzida pelo professor Josafá Souza.

 

O evento, coordenado pela professora do curso de Pedagogia Cláudia Oliveira, teve como objetivo promover espaço de reflexão sobre a importância do acolhimento e do respeito às diferenças como caminhos para a construção de uma convivência mais empática e inclusiva.

 

A palestra com o professor Josafá foi ótima. Ele nos fez refletir sobre muitas coisas que, às vezes, não temos coragem de dizer ou nem mesmo de admitir para nós mesmos. Além disso, foi muito divertido e fez com que a roda de conversa não ficasse cansativa, pelo contrário, nem vimos o tempo passar”, afirma a aula do 1º período de Pedagogia Rafaela Batalha.

 

 

Durante o encontro, Josafá evidenciou a importância de espaços de diálogo e escuta em relações sociais, contribuindo para a formação crítica e sensível dos futuros profissionais da educação e da psicologia.

 

A aluna do 1º período de Pedagogia Larissa Maia, destaca o quanto o tema é importante para a formação profissional e a construção das relações sociais na trajetória de formação: “Na palestra com o professor Josafá, aprendemos muito sobre valorizar as diferenças e promover o respeito. Ele apresentou exemplos claros e objetivos, falou sobre inclusão — algo muito importante. O professor também nos mostrou que, muitas vezes, nos julgamos demais e achamos que não somos capazes ou bons o suficiente. Saí de lá com pensamento mais lógico e objetivo. Essa palestra contribuiu muito para que eu pudesse enxergar além”.

 

 

A palestra dada pelo professor Josafá foi extremamente importante, tanto para minha vida acadêmica, onde o mesmo tratou sobre assuntos relacionados ao acolhimento dos alunos, a compreensão e a necessidade de colocar se no lugar dos mesmos, mas principalmente para o meu pessoal. De forma dinâmica o professor nos ensinou que cada ser humano tem seu ponto de vista, e várias formas de interpretar o que é repassado, e que por mais que saibamos que o outro não tem o mesmo problema que nós, todos temos problemas, e alguns deles bem parecidos, mas que nada é impossível de ser superado com paciência e sabedoria. Agradeço ao UNIFAGOC, ao curso de Pedagogia e a professora Cláudia pela oportunidade enriquecedora“, destaca a aluna 1º período do curso de Pedagogia Erasmine Ribeiro.