Pedagogia
Alunas da Pedagogia UNIFAGOC realizam trabalho de campo sobre a Influência do CHAT GPT na Educação Escolar
Publicado em 11/07/2024
por Aline Ceolin

As alunas do 5º período do curso de Pedagogia do UNIFAGOC Gabriela Gonçalves Cabral e Glaucilene Regina Neves, compartilharam os resultados da pesquisa sobre a Influência do CHAT GPT na Educação Escolar durante as apresentações dos resumos expandidos, realizado no dia 25 de junho no Auditório Ary Barroso.
O trabalho, que foi orientado pelas professoras Ana Amélia, diretora do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário, e Adriana Mollica, diretora do curso de Pedagogia do UNIFAGOC, buscou apresentar as repercussões do uso dessa ferramenta na educação básica, destacando benefícios e limitações da plataforma no processo de ensino-aprendizagem e suas relações com a prática docente.
A pesquisa, de caráter quantitativo, foi realizada com alunos do Ensino Fundamental II, dos 7°, 8° e 9° ano de uma rede privada do município de Ubá/MG com aplicação de questionários para coleta de informações.
A análise dos dados coletados permitiu inferir que: “a maioria dos alunos utilizam frequentemente a tecnologia como apoio nos estudos. Dos 25 alunos entrevistados, 15 se sentem muito confortáveis em utilizar o Chat em seu dia a dia.”.
“Vivenciamos um momento onde a Inteligência Artificial ganha espaço nas diferentes áreas de trabalho. Na educação, é importante que possamos nos apropriar desses conceitos. Os pedagogos precisam ser capacitados para lidar com seus alunos, conhecer o tema, saber utilizar as ferramentas disponíveis e preparar seus alunos e futuros alunos para discutirem e utilizarem a Inteligência Artificial. Temos que nos preparar, afinal, quem tem certeza de onde chegaremos? O trabalho elaborado pelas alunas Gabriela e Glauciane, apresenta os primeiros passos para analisar a utilização do ChatGPT na vida acadêmica de alunos do ensino fundamental. O resultado mostra que esses alunos fazem uso dessa ferramenta com frequência e se mostram confortáveis com seu uso em atividades escolares”, comenta Ana Amélia.
A pesquisa ainda considerou que: “a tecnologia junto a educação se torna indispensável atualmente, promovendo a facilidade no acesso à informação e ao conhecimento, sem que esta substitua a presença dos professores e seus métodos de educação”.
Espera-se que o trabalho possa contribuir para novos olhares e problematizações sobre a utilização de inteligência artificial na educação escolar.
Os resultados também foram apresentados à escola acolhedora do trabalho realizado. As estudantes, foram pessoalmente ao SESI manifestar gratidão à instituição por meio da pedagoga Germanda, que prontamente recebeu as acadêmicas e abriu espaço para que o trabalho fosse realizado.

