Pedagogia

Alunos do 5º período da Pedagogia UNIFAGOC aplicam Projeto Integrador na Escola Municipal Manoel Arthidoro de Castro

Publicado em 11/07/2024
por Aline Ceolin

 

Os alunos integrantes do Projeto Integrador V, do 5º período do curso de Pedagogia do UNIFAGOC, aplicaram o projeto “Ética na educação: uma mostra escolar sobre diversidade e respeito” na Escola Municipal Professor Manoel Arthidoro de Castro, no dia 20 de maio.

 

Divididos em quatro grupos, os estudantes montaram pequenos estandes e utilizaram imagens coloridasinformativos educacionais e atividades interativas lúdicas para tratar sobre os temas: bullyngmeio ambientediversidade cultural e inclusão.

 

O projeto foi possível graças ao apoio da diretora da referida escola, Creuza Luiza Ferreira Pereira, que junto a sua equipe de professores e colaboradores receberam os graduandos do curso de Pedagogia, apoiando desde início o projeto. Além disso, o apoio da prefeitura de Ubá e da Secretaria de Educação que, gentilmente, cederam ônibus escolar e motorista para o deslocamento até a escola, foi crucial”, destaca a professora responsável pela disciplina de Projeto Integrador V, Amanda Juliana do Carmo.

 

TRABALHOS

 

Ao chegarem na escola, com os estandes e as atividades montadas, as crianças do , 4º 5º ano do ensino fundamental I, junto aos seus professores, se dirigiram para a quadra e participaram ativamente das atividades do Projeto.

 

Para tratar do bullyng, no primeiro estande, uma das ações dos futuros pedagogos foi apresentar um cartaz interativo em que as crianças sinalizavam o que era e não era bullyng e como deveriam agir em situações assim.

 

O estande 2 tratou sobre diversidade cultural e apresentou as origens da cultura brasileira e a relação com a sociedade atual. As crianças foram levadas a refletir sobre a diversidade de raças e etnias e participaram de atividade interativa sobre a criação de um passaporte fictício chamado “cidadão do mundo”. Nele os estudantes identificavam cor e nome, buscando compreender a sua identidade. Depois, em um painel, deixavam registrado com tinta guache a marca de sua mão, a fim de que compreendesse o quão diversa a sociedade é.

 

Já no estande sobre meio ambiente, os participantes foram incentivados a usar lixeiras para coleta seletiva, recebendo instruções sobre a importância da separação do lixo e dos cuidados com o meio ambiente.

 

No último estande, os alunos eram levados a reconhecer a si mesmos por meio de atividade em que abriam uma caixa e se reconheciam no espelho. Em seguida, coloriam livro em que tinham informações sobre inclusão e diversidade. Além de brincarem com uma caixa sensorial.

 

Ao final, os acadêmicos do 5º período conversaram com as crianças e entregaram a elas lembrancinha em formato de borboleta e explicaram, junto a professora Amanda, que a borboleta é o símbolo de transformação e as crianças foram estimuladas a compreender que todas as informações ali aprendidas, podem mudar positivamente os contextos em que elas vivem, por isso, elas são possibilidades desta transformação quando disseminam o que aprendem.