Pedagogia
Evento híbrido da Pedagogia UNIFAGOC reúne pesquisadores e estudantes de 6 universidades
Publicado em 23/05/2025
por Aline Ceolin
No dia 12 de maio, o curso de Pedagogia do UNIFAGOC, por meio da turma do 7º período, promoveu a roda de conversa “Infância e Racismo”, como parte das atividades da disciplina de Adolescência, Infância e Temas Atuais na Juventude, ministrada pelo professor Douglas Bortone.
O evento foi realizado em formato híbrido, reunindo presencialmente os estudantes do curso de Pedagogia no campus do UNIFAGOC, e, de forma remota, contou com a participação de pesquisadores e estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Leopoldina (UEMG) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Em destaque, os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM, sob orientação do professor Alberto Montãno, acompanharam a roda de conversa por meio de videoconferência, com a transmissão sendo projetada em sala de aula, o que possibilitou rica interação entre os participantes, mesmo à distância.
REFLEXÃO SOBRE RACISMO NA INFÂNCIA
O principal objetivo do encontro foi promover espaço de partilha e reflexão crítica acerca das estruturas de racismo presentes nos contextos sociais onde as crianças estão inseridas. A atividade também proporcionou intercâmbio de experiências e saberes entre estudantes e pesquisadores de diferentes realidades acadêmicas e geográficas.
O evento contou com a participação especial da Profa. Dra. Gabriela Tebet, da UNICAMP, referência nacional nas pesquisas sobre socialização racial de bebês. A docente integra o grupo de pesquisa INDDHU – Infância, Diferenças e Direitos Humanos, cujo foco é a investigação das singularidades culturais e subjetivas da infância, em articulação com questões de direitos humanos, diversidade e justiça social.
Segundo a descrição do grupo de pesquisa:
“O INDDHU busca oportunizar a reflexão e a formação de horizontes de investigação sobre singularidades culturais e subjetivas de/com bebês, crianças e adolescentes (aspectos micropolíticos), em relação com elementos macropolíticos. Trabalha na criação teórico-metodológica e na constituição de outras sensibilidades, com impacto social sobre essas vidas e seus processos educativos, através da formação de pesquisadores/as e profissionais que são/serão interlocutores/as das infâncias, desde/para o enfoque de direitos humanos, em diálogo com os direitos da natureza e modos culturais outros de construção de sociabilidades baseadas na ternura e nas múltiplas linguagens”. (Fonte: https://inddhu.fe.unicamp.br/grupos-de-estudos)
DIÁLOGO E INTERCÂMBIO ACADÊMICO ENTRE LICENCIATURAS
O professor Douglas Bortone, responsável pela organização do evento, destaca a importância do momento.
“Além da relevância do debate sobre o racismo na infância, o evento foi enriquecido pelo intercâmbio entre estudantes e pesquisadores de diferentes instituições. A troca de saberes e experiências potencializou ainda mais a roda de conversa”, comenta o docente.
A roda de conversa “Infância e Racismo” reafirma o compromisso do curso de Pedagogia do UNIFAGOC com a formação crítica, humanizada e engajada na promoção da equidade e dos direitos humanos, valorizando o diálogo interdisciplinar e interinstitucional como ferramenta de transformação social.